HRA oferece curso de protocolo para cirurgia segura

Publicidade

Durante toda a semana, o Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, está oferecendo um curso de protocolo para cirurgia segura direcionado a todas as equipes multiprofissionais da unidade, especialmente as equipes assistenciais que lidam com pacientes cirúrgicos. A finalidade é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Queremos garantir a segurança no processo de cirurgia, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e implementando o checklist de cirurgia segura recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O protocolo tem como objetivo principal prevenir e reduzir eventos adversos decorrentes de falhas ou erros no procedimento cirúrgico, evitando, assim, danos ao paciente.”, explica Gabriel Gomes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do HRA.

Todos os plantonistas devem passar pela capacitação. “O objetivo é educar os profissionais para a implementação do protocolo de cirurgia segura e sensibilizá-los sobre a importância de aderir a ele”, complementa Gabriel.

O protocolo para cirurgia segura deverá ser aplicado em todos os locais dos estabelecimentos de saúde em que sejam realizados procedimentos, sejam terapêuticos ou de diagnósticos, que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico, por qualquer profissional de saúde. No HRA, são realizadas, mensalmente, em média, 200 cirurgias eletivas e 250 de urgência.

Foto: Ascom HRA

Publicidade