A segunda fase das atividades referentes ao Cadastro Territorial de Fernando de Noronha tem início na próxima segunda-feira (28), onde serão pesquisados os bairros da Conceição, Basinha, Três Paus, DPV, Coreia/Quixaba. Na ocasião, a equipe vai dar continuidade ao levantamento da infraestrutura urbanística e, no dia 29, começar o levantamento do perfil populacional. O trabalho faz parte das ações do PGSI (Plano de Gestão Sustentável Integrada), realizado pelo Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) com o apoio da Administração da ilha.
“Entramos em mais uma fase de levantamento de informações para o PGSI, que vai ser uma grande ferramenta de gestão territorial para o arquipélago. A continuidade do Cadastro Territorial e o início do perfil populacional são de grande importância para coletarmos as informações arquitetônicas e urbanísticas, e também entender o contexto social dos moradores e trabalhadores da ilha. Mais uma vez, convocamos todos que moram em Noronha a contribuírem no que for necessário para que possamos obter o máximo de informações possíveis”, disse o gerente da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, Ramon Abelenda.
O início do levantamento do perfil populacional por amostragem acontece entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro. O trabalho consiste em visitas às unidades residenciais, comerciais e serviços. No momento da visita, os técnicos de campo farão “bate-papo” com os responsáveis para levantar dados e, dessa forma, entender a dinâmica social e econômica associada as suas relações e percepções na ilha. A abordagem metodológica empregada envolve o uso de dispositivos móveis com sistema offline embarcado e tecnologia GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite).
O conjunto de dados vai permitir um melhor planejamento para a melhoria da qualidade de vida de todos que residem ou frequentam Fernando de Noronha, uma vez que vai colaborar com a infraestrutura urbanística e o Cadastro Territorial. Também vai possibilitar à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), em conjunto com a Administração do arquipélago, um maior poder no processo de tomada de decisão da gestão.
A primeira fase ocorreu no período de 10 a 21 de julho e contemplou os bairros do Porto, Vila dos Remédios, Vila do Trinta, Floresta Velha, Floresta Nova, Alameda do Boldró, Vacaria e Sueste. Foram observados aspectos da infraestrutura urbanística, resultando em 1.380 fichas.