No Dia da Limpeza, Noronha realiza ação e reforça a importância do combate aos resíduos sólidos

Publicidade

O Dia Mundial da Limpeza (Cleanup Day), que acontece este ano em 16 de setembro, é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. A ação, que também será realizada em Fernando de Noronha, visa combater os resíduos sólidos descartados no meio ambiente, incluindo o problema do lixo marinho.

O lixo em Noronha representa uma ameaça significativa para o ecossistema marinho e as praias deslumbrantes da ilha. A localização e a beleza natural do arquipélago atraem visitantes de todo o mundo, mas também resultam na geração de resíduos. A gestão adequada e a conscientização ambiental são cruciais para mitigar esse problema e proteger a rica vida marinha e os ecossistemas únicos da região, garantindo que as futuras gerações possam desfrutar desse paraíso.

Seguindo o movimento global Cleanup Day, a Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, vai realizar um mutirão de limpeza, com concentração na Praia do Porto, a partir das 10h. “Além de eliminar resíduos prejudiciais ao ecossistema, essa iniciativa fomenta a conscientização ambiental, fortalece os laços comunitários e promove um turismo mais responsável”, afirma Marcela Amaral, superintendente de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente.

Marcela acrescenta ainda que “tanto moradores locais quanto visitantes e voluntários se unem em torno de um propósito comum, reforçando relações sociais e cultivando um senso de responsabilidade compartilhada pela preservação da ilha”.

Após a coleta, todos os resíduos serão pesados e encaminhados à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS), garantindo um descarte correto e responsável.

Publicidade