Foto: FERDINANDH CABRERA / AFP
Um eclipse solar anular poderá ser visto de forma parcial e total, neste sábado, 14 de outubro de 2023 (14/10). O fenômeno astronômico acontece a partir das 15h e o dia vai virar noite em parte do Brasil após a Lua encobrir o Sol, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante.
Como será eclipse solar anular parcial no Brasil?
O evento astronômico de hoje (14/10) terá 2 horas e 7 minutos de duração, tendo seu ápice às 16h51, no horário de Brasília, e terminando às 17h50. Pessoas que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse do Sol de forma anular, no dia 14 de outubro. Já nos demais estados brasileiros, ele será parcialmente visível.
Em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório vai transmitir o eclipse solar AO VIVO pelo YouTube durante toda sua ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.
Para saber se o eclipse do sol será visível na sua região, é possível acessar um mapa clicando aqui. Na página é possível ver toda a trajetória do eclipse do sol, incluindo a faixa de anularidade e a região da parcialidade, ou seja, os locais onde o eclipse será apenas parcial.
Horário do eclipse solar 2023 no Brasil
Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse do sol deve começar por volta das 15 horas (de Brasília). O fenômeno astronômico seguirá até o pôr-do-sol, por volta das 18 horas (de Brasília).
Eclipse Solar Parcial: horário
- 15:37 Horário de início do Eclipse Solar;
- 16:49 Eclipse atinge o seu máximo.
- 17:53 Eclipse parcial chega ao fim.
O que acontece se olhar para um eclipse solar?
Não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese nenhuma, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.
Como observar o eclipse do sol no Brasil?
Existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções, e pode ser feita com algum instrumento especialmente adaptado para esse fim. O ideal é que se use filtros para a observação, e é importante o uso de filtros adequados.
A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.
Observar o Sol com algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio, só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a serem usados. Para a observação, não use nenhum instrumento que não tenha sido preparado por profissionais.
Já a observação indireta é aquela feita através de uma projeção, sem o auxílio de qualquer instrumento óptico. (Com Estadão Conteúdo e UOL)