Micro e Pequenas Empresas possuem maior índice de inadimplência, diz Serasa

Publicidade
Contadora explica que essas empresas apresentam maior vulnerabilidade a dificuldades financeiras

Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, a inadimplência de empresas bateu o recorde em agosto. De acordo com a pesquisa, mais de 6,5 milhões de empresas no Brasil apresentavam questões financeiras, indicando um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A dificuldade em cumprir com os compromissos financeiros afetou, principalmente, as micro e pequenas empresas (MPEs).

A pesquisa revelou que as MPEs são a maioria na inadimplência, com 5,8 milhões de empresas, o que corresponde a 89% do total de empresas devedoras. De acordo com a contadora da Ercon Contabilidade, Eliane Rufino, essas empresas apresentam maior vulnerabilidade a dificuldades financeiras, pois geralmente têm menos capital de giro e recursos para lidar com imprevistos.

“Podemos considerar que essas empresas ainda estão em processo de crescimento e ainda não possuem porte suficiente para dar conta. Nesses casos, é preciso uma estratégia para manter as contas em dia, como também se reinventar em meios aos tempos críticos, como controle de fluxo de caixa e planejamento financeiro “, afirma.

Dicas para diminuir a inadimplência:

– Separe as contas pessoais das contas da empresa
– Faça um orçamento mensal
– Faça uma lista de todas as contas a pagar e acompanhe as datas de vencimento
– Priorize as contas mais importantes
– Use ferramentas de gestão financeira

Publicidade