A programação na unidade está sendo realizada no acolhimento aos usuários do serviço.
Durante este mês de outubro, em que se fortalece a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, através do movimento internacional Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) estará vivenciando uma programação especial. Diversas ações de acolhimento com as usuárias e servidores de serviços da secretaria serão realizadas entre os dias dois e 31 com palestras educativas, rodas de conversa, orientações. A programação contempla AME Saúde da Mulher, Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Além disso, a SMS irá integrar ações intersetoriais da Prefeitura de Caruaru.
No AME Saúde da Mulher (referência na assistência à saúde da mulher), a celebração do Outubro Rosa está sendo com palestras conduzidas por profissionais especialistas nas áreas de mastologia, ginecologia, endocrinologia e psicologia, além de práticas integrativas e rodas de conversa. A abertura no último dia dois contou com orientações nutricionais do preceptor do curso de Nutrição da UniFavip Wyden, Sidrack Vila Nova. No decorrer da semana, teve palestras com a advogada Camilla Denézio sobre direitos do paciente oncológico, com o psicólogo Leandro Aleixo e com a médica mastologista, Drª. Isabella Figueiredo.
Nessa segunda (09), no AME Mulher, teve palestra com o médico endocrinologista Dr. André Muniz sobre a relação da obesidade e o câncer de mama. Foram também ofertados às pacientes testes rápidos de Hepatite B e C e Anti HIV. Na terça (10), a palestra foi com a doutora em Odontologia Sara Rachel Bezerra, sobre reações orais adversas ao tratamento oncológico.
“Todas as ações realizadas ao longo desse mês, como palestras e exames, servirão para reforçar a importância do autoexame, bem como do diagnóstico precoce do câncer de mama. Temos certeza de que o trabalho realizado por toda a equipe da Unidade produzirá frutos muito positivos na saúde e longevidade das usuárias do SUS”, destacou a gerente do AME Saúde da Mulher, Érica Vanessa Santiago.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Neste ano de 2023, o movimento está enfatizando a divulgação de informações sobre o câncer de mama como forma de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. O intuito do movimento é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.