Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Caruaru é sancionado

Publicidade

De forma inédita, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, teve a aprovação na Câmara dos Vereadores, do Projeto de Lei PL n° 9.637/2023, que institui o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), o qual visa a estruturação de políticas públicas para o fortalecimento do desenvolvimento rural. A Capital do Agreste é um dos primeiros municípios do Estado com esta ação.

A estruturação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural possui relevância e embasamento em prerrogativas internacionais, nacionais e estaduais. O panorama global de proposição de desenvolvimento social, econômico e ambiental sustenta-se atualmente na concepção dos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural seguirá os princípios de alinhamento orçamentário discutindo os eixos e estratégias do PMDR em sincronia com o Plano Plurianual Anual (PPA) municipal, visando a garantia da melhor gestão orçamentária e financeira.

A vigência do PMDR será de 10 anos, contemplando iniciativas de curto, médio e longo prazo, com ações transversais como saúde, educação, economia e saneamento no espaço rural do município. O Plano também estará promovendo o diálogo do espaço rural com a indústria, comércio, turismo e economia criativa. Os eixos temáticos estão divididos em Infraestrutura viária, acesso à água, produção rural e o fortalecimento da agricultura.

Publicidade