Por meio de uma parceria com o Instituto Banco Vermelho, Governo do Estado e Uninassau, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, inaugurou, no fim da tarde desta sexta-feira (22), o Banco Vermelho, que faz referência às ações de combate ao feminicídio e também do calendário oficial de comemorações do mês da mulher.
De origem italiana, desde 2016 o Banco Vermelho é um instrumento internacional de combate ao feminicídio e que se expandiu por diversos países da Europa e da América Latina. Inspirado por essa iniciativa, o Banco Vermelho chegou ao Brasil em novembro de 2023, tendo Recife como a primeira cidade a aderir ao movimento.
Caruaru está sendo a primeira cidade do agreste de Pernambuco a receber o projeto. O Banco possui 4m de altura e uma frase motivacional, além de possui um QR CODE de acesso a canais informativos de combate a violência contra a mulher. “Um ótimo momento para se comemorar mais uma ação de combate à violência contra a mulher em nossa cidade, além do mais em um mês que reverencia tanto esse gênero. Estamos muito felizes com as parcerias alcançadas e ainda mais por saber que nosso município é a primeira cidade do agreste a receber a iniciativa”, afirmou a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco.
O banco gigante está localizado na Estação Ferroviária, local central e estratégico da cidade. Para Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, é muito bom saber da receptividade e aceitação do município com o projeto. “Caruaru é a primeira cidade do agreste de Pernambuco a receber o nosso movimento e estamos imensamente felizes com a receptividade do município. Só reforça que a gestão está comprometida em agir com eficiência e celeridade com relação à pauta. É imprescindível contarmos com este apoio para que possamos chegar de forma ainda mais eficiente junto da população, nos âmbitos municipais e estaduais”, pontua Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.
No lançamento, diversas autoridades estiveram presentes, como membros da OAB Caruaru, Patrulha Marinha da Penha, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, entre outros. Para o prefeito, Rodrigo Pinheiro, a ativação urbana do banco vermelho é de muita importância para cidade, pois faz parte de uma ação que também tem como objetivo chamar a atenção e passar a mensagem necessária. “Estamos em mais uma ação emblemática para Caruaru, no mês das mulheres e com um papel tão relevante para toda a população, dando voz e vez a todos que precisam, em especial a todas as mulheres”, pontuou Rodrigo Pinheiro.
Foto: Jorge Farias/Secom/PMC