Dia D – Brasil unido contra a dengue é marcado com visita ao Bairro São João da Escócia, em Caruaru

Publicidade

Neste sábado (02), “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue, estados e municípios promoveram ações para marcar a data. Caruaru aderiu a essa mobilização, que é alusiva à campanha “Brasil Unido Contra a Dengue”, com uma visita dos agentes de combate às endemias (ACE) do município ao bairro São João da Escócia, articulada pela Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Vigilância Ambiental. Um trabalho que as equipes executam durante todo o ano, de orientação e eliminação dos focos do Aedes Aegypti em residências das zonas urbana e rural do município, mas, que, nessa ação, foi acompanhado pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, junto com a gerente da IV Geres, Cláudia Agra, e o secretário de Saúde do município, George Veloso.

O grupo acompanhou os agentes nas residências, que fizeram o trabalho de orientação dos moradores, identificando e eliminando os focos de dengue, aplicando larvicida nos reservatórios de água quando necessário, e também peixes que se alimentam das larvas dos mosquitos. A casa do aposentado Aguinaldo Antônio foi um desses locais percorridos. “Me deparei com o reservatório de água da casa de seu Aguinaldo com larvas e, ao identificar o foco do Aedes Aegypti, fiz o tratamento químico”, constatou o agente de endemias, Cristian Pereira. “Eu acho muito bom esse trabalho dos agentes. Nós precisamos de um controle assim. Temos que manter sempre o recipiente fechado”, admitiu seu Aguinaldo.

“A gente faz esse acompanhamento diuturnamente, o ano todo. Então, as equipes passam de bairro em bairro, dando essas orientações para os moradores, pedindo, de fato, a colaboração da população, que é o verdadeiro combatente dessa endemia”, enfatizou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.

Em 2024, a Equipe de Controle das Arboviroses do município de Caruaru visitou 69.425 imóveis na cidade, tanto na zona urbana, quanto zona rural. Esses dados foram contabilizados entre os dias dois de janeiro e 24 de fevereiro. Em relação aos números da dengue no município, do dia primeiro de janeiro de 2024 a 29 de fevereiro, foram 230 notificações e apenas um caso confirmado. Em relação aos números de chicungunya, foram 55 notificações e nenhum caso confirmado. Já em relação à zica, foram 19 notificações e também nenhum caso confirmado.

“Nós, enquanto Secretaria Estadual de Saúde, junto com o prefeito Rodrigo Pinheiro e o secretário de Saúde municipal, George Veloso, participamos desse momento tão importante, que é de combate à dengue no nosso país. A gente pede para que a população junte-se à nós, dez minutinhos por dia, para que a gente possa estar olhando nossas casas, protegendo nossas famílias”, orientou a gerente da IV Geres, Cláudia Agra.

“É um dia importante, o Dia D contra a dengue em todo o Brasil, numa campanha que é permanente e os nossos agentes estão nessa ação contínua, percorrendo, todos os dias, os bairros do município”, enfatizou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Publicidade