A vice-governadora Priscila Krause recebeu, nesta terça-feira, 5, na sede da Vice-Governadoria, a nova Cônsul-Geral da China em Pernambuco, Lan Heping, e o vice-diretor Geral da província chinesa de Sichuan, Zhang Yechu, para debater futuras parcerias entre os dois governos, sobretudo nas áreas de agricultura, infraestrutura e educação. Pernambuco possui laços de irmandade com a província chinesa desde 1992 e Recife com a capital da região, Chengdu, desde 2016.
Os dois governos firmaram em 2018 um protocolo de intenções de cooperação técnica nas áreas da agricultura, tecnologia e educação que pode ser retomado com a visita do governador Huang Qiang a Pernambuco que está programada para acontecer no próximo mês de abril.
“Nós estamos no processo de modelagem de concessão do serviço de saneamento da nossa empresa de saneamento e esgoto, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Temos um prazo legal para ter 96% da população atendida com saneamento e estamos muito longe dessa meta. Para que a gente consiga atingir esse objetivo é necessário um volume de investimento que o Governo de Pernambuco não dispõe”, declarou a vice-governadora. “A concessão do serviço de saneamento da Compesa vai nos possibilitar que a empresa faça esses investimentos necessários para atender melhor a nossa população”, completou.
Priscila Krause também falou da ferrovia Transnordestina, que deve ligar Pernambuco, do Litoral ao Sertão, além de permitir uma conexão com os estados do Piauí e do Ceará. “Nós teremos um braço dessa ferrovia. Ela vem da cidade de Salgueiro, no Sertão, e vai até o Porto de Suape. A Transnordestina ainda está em fase de projeto, mas um trecho já foi concluído, e o outro ainda precisa avançar. Nosso Estado tem total interesse que o projeto se torne realidade e o Governo Federal deve abrir um edital de concessão para a retomada das obras já no início de 2025. Podemos dizer que temos muitas oportunidades de parcerias nesse processo de retomada de nossa economia”, declarou.
A província de Sichuan é a segunda maior da China e sua capital é a cidade de Chengdu. A região é um das áreas agrícolas mais produtivas do país e se destaca pela produção de arroz, trigo e colza, além de outras culturas comerciais, como frutas, cana-de-açúcar, amendoim, algodão, tabaco, ervas chinesas, casulos de bicho-da-seda e chá. A província também se destaca pela produção mineral, contendo mais de 130 recursos minerais diferentes, tendo 90% de todo o titânio da China. Essas expertises e áreas também estão no radar para potenciais parcerias com Pernambuco.
Acompanharam a visita, o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro; a secretária-executiva de Relações Internacionais da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Rayane Aguiar; o secretário-executivo de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Loyo; a presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ellen Viégas; a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo; e o diretor de Administração e Finanças de Suape, Hugo Santiago.
Foto: Mariana Carvalho/Divulgação