A vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause coordenou, nesta sexta-feira (1º), a primeira reunião deste ano da Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador. O colegiado está organizando as comemorações dos 200 anos do movimento, que ficou nacionalmente conhecido pelo caráter libertário e republicano de suas pautas. A confederação eclodiu em Pernambuco no ano 1824 e ganhou força em outros estados do Nordeste. O encontro de hoje serviu para alinhar o planejamento das atividades do grupo.
“Estamos definindo um calendário de atividades que vão desde o lançamento oficial das comemorações do bicentenário até ações como concursos de redação, eventos científicos e culturais”, destacou a vice-governadora. “A comemoração dos 200 anos da Confederação do Equador, movimento que marca nossa identidade política dentro do país, será realizada de forma aberta e participativa. Vamos ganhar as ruas e, ao mesmo tempo, entrar no debate da academia”, completou Priscila Krause.
As comemorações oficiais do bicentenário da Confederação do Equador começam no dia 2 de julho deste ano. O movimento pernambucano foi uma espécie de continuidade da Revolução de 1817 e defendia o fim da monarquia e a instalação da república no país. Entre suas principais lideranças, estava Joaquim do Amor Divino, o Frei Caneca, que foi executado no Recife pelo Governo Imperial por participar do movimento.
Foto: Américo Nunes