As oportunidades aparecem e quando isso acontece elas devem ser agarradas com unhas e dentes, principalmente quando o poder público municipal de uma cidade tem o interesse em ver o desenvolvimento das pessoas que residem nela.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, entende que isso é importante e procurou a parceria com a empresa Qualifica Cursos para ministrar aulas sobre como operar máquinas pesadas, entre elas retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora.
As aulas teóricas aconteceram na quarta (10), quinta (11) e sábado (13), sendo neste último quando também foi dado início às aulas práticas para uma parte dos 130 alunos.
Entre eles estava Lucicleide Cícera da Silva, agricultora, que apostou tudo em si mesma ao fazer o curso. “Eu estou achando ótimo esse curso porque o maior motivo de eu ter procurado ele foi o incentivo dos meus familiares, eles disseram que tenho capacidade, porque já tenho habilitação e disseram que eu sou influente. É isso, tenho a capacidade de chegar numa máquina dessa, então vamos lá ver no que é que dá. Estou muito feliz com esse curso, é muito importante a prefeitura incentivar, porque as mulheres hoje estão bem evoluídas e graças a Deus as pessoas estão evoluindo. Tenho certeza de que nós mulheres temos capacidade de chegar longe. E eu agradeço à prefeitura pela oportunidade que ela está emitindo pela cidade que nós precisamos disso”.
Heleno Júnior, instrutor técnico da Qualifica Cursos, está satisfeito com o público de Gravatá. “Hoje, sábado, e domingo, a prefeitura cedeu, excepcionalmente, uma parte das máquinas que já tínhamos feito as aulas teóricas, graças a grande procura de alunos, para que a gente já pudesse fazer a prática com uma parte deles hoje e amanhã com o restante, tendo um pouco mais de tempo para cada um fazer a aula prática, sair daqui satisfeito e qualificado”.
Estavam presentes na aula prática do sábado (13) a secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, Viviane Facundes, e o executivo da pasta, Sérgio Pimentel.
Foto: Anderson Souza (SECOM)