Ainda em celebração ao Abril pela Segurança do Paciente, mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil, o Hospital Regional do Agreste (HRA) está com um workshop disponível para todos os colaboradores da unidade até o próximo domingo (28).
Baseadas nas seis metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a segurança da pessoa em atendimento, as ações buscam aproximar os profissionais de boas práticas adotadas. “O principal objetivo é aprimorar o trabalho desses profissionais, tanto do ponto de vista de eles entenderem que existem boas práticas no cuidar das pessoas e também de reconhecerem que há uma área no hospital que cuida dessas temáticas para auxiliá-los, tanto com relação à informação como na melhoria do processo de trabalho no dia a dia de cada um deles”, explica Diego Augusto, enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente do HRA.
O núcleo existe para garantir, dentro do hospital, o desenvolvimento de uma cultura de segurança para o paciente. “Nosso foco são as práticas assistenciais de toda a equipe, para que se reduzam os riscos de problemas durante a internação ou o atendimento e para que o paciente não sofra danos, ou seja, eventos adversos durante a estadia dele no hospital”, completa o enfermeiro.
As metas trabalhadas no workshop são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar confecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Foto: Ascom/HRA