Neste dia quatro de abril, a Associação chega aos 104 anos de fundação. Os motivos para celebrar a data são muitos, afinal, manter-se cada vez mais relevante no cenário nacional do associativismo é um desafio que a Acic tem abraçado, ano após ano, desde o início das suas atividades, no começo do século XX. Como presidente do biênio 2023-2024, sinto que temos ainda muito espaço para ampliar a nossa atuação e temos trabalhado em conjunto para isso, para que a contribuição que oferecemos para o desenvolvimento de Caruaru se intensifique e para que a história centenária da Associação seja apenas o início de uma relação de fortalecimento mútuo com a nossa cidade.
Se estamos aqui, enquanto diretores, conselheiros, presidentes de núcleos, coordenadores de câmaras setoriais e colaboradores, devemos muito aos corajosos empresários liderados por Manoel de Freitas que, em 1920, enxergou o potencial da união empresarial e criou a Associação Comercial de Caruaru – ACC. Anos mais tarde, em 1979, com a expansão do setor industrial, a ACC passou a se chamar Associação Comercial e Industrial de Caruaru – Acic, sigla que se mantém, devido à sua força, mesmo após a última mudança de nomenclatura, quando passou a se denominar, em 2010, de Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.
Com mais de 1.600 associados, 21 diretores, 17 conselheiros, três núcleos especiais (Acic Jovem; Acic Mulher e Acic Primeiros Passos), 21 Câmaras Setoriais e 25 colaboradores, tenho certeza de que a Associação que temos daria orgulho aos que nos antecederam. Hoje, atuamos da economia ao social, promovendo, por meio de reuniões, eventos, palestras, e capacitações, o empreendedorismo para negócios de todos os portes. Olhando, com a mesma importância, o pequeno e o grande empresário de todos os setores da sociedade, defendendo interesses, desburocratizando o ambiente de negócios e estreitando relações institucionais que beneficiam a geração de emprego e renda em todo o interior do Estado.
É uma responsabilidade sem igual estar à frente desse grupo, mas, acima de tudo, é uma honra representar tantos e tantas, dos quais destaco também o Núcleo Especial de Jovens Executivos – NEJE e o Núcleo Especial da Mulher Executiva – NEME, movimentos fundamentais para que tenhamos uma Acic diversa e múltipla. Que possamos ter sempre sob os nossos passos a luz do esforço, do pioneirismo e da dedicação de cada pessoa que passou pela Associação, assim continuaremos orgulhando quem plantou a primeira semente que nos faz chegar, neste quatro de abril, aos 104 anos com o honroso título de “maior associação do Norte e do Nordeste do País”.