Polos urbanos do São João de Caruaru 2024 contarão com estrutura especial de Saúde

Publicidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), preparou uma estrutura especial para a festa urbana do São João de Caruaru 2024 – A Evolução do Barro. Todos os polos de animação contarão com estrutura de suporte à saúde para os atendimentos dos forrozeiros. As ações fazem parte da estratégia Saúde em Dia.

Para garantir os atendimentos nos polos da festa, estarão envolvidos cerca de 1 149 profissionais durante todo o evento, entre eles, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, inspetores e agentes da Vigilância Sanitária (Visa), além da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

Confira a seguir, todas as ações que serão realizadas nos polos do São João de Caruaru.

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

Para o principal polo de animação do São João de Caruaru, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma megaestrutura de atendimento no Espaço Cultural Tancredo Neves, onde funcionará o Centro de Operações Integradas (COI). O local conta com posto para a realização de primeiros atendimentos com sala vermelha, sala para realização de procedimentos, observação feminina e masculina.

A estrutura também dispõe de equipamentos de urgência e emergência, sendo eles: desfibrilador, respirador (ventilador mecânico), oxímetro, carro de parada, monitores e outros recursos necessários para um atendimento eficiente e de qualidade. Ambulâncias estarão de prontidão para remoção de pacientes até uma das unidades de pronto atendimento (UPAs), em situações que se façam necessárias.

Polos da Estação Ferroviária

O local conta com o apoio de profissionais de saúde, que estarão a postos para atender os forrozeiros, e ambulância de apoio para necessidade de remoção de pacientes para alguma Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Polo Azulão

O local também conta com o apoio de profissionais de saúde para atender os forrozeiros, e ambulância de apoio para necessidade de remoção de pacientes para alguma Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Alto do Moura

A estrutura do Polo Alto do Moura conta com um posto fixo de atendimento com sala vermelha, sala para realização de procedimentos e observação, além de um local específico para a realização de atendimentos emergenciais. Ambulância e equipe de enfermagem também estarão disponíveis no local para a realização de transferência de pacientes para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nos casos que se fizerem necessários.

Ações do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

O CTA estará realizando atividades de educação em saúde nos principais polos das festividades da cidade (Alto do Moura, Estação ferroviária, Pátio de Eventos). Os profissionais também percorrerão bares e restaurantes do Pátio do Forró para colocação de dispenseres com preservativos que poderão ser adquiridos pelos usuários, oferecendo maior acessibilidade ao contraceptivo.

Atendimento especializado

As UPAs do município permanecerão funcionando 24h com atendimento para os visitantes, turistas e moradores da cidade.

Como retaguarda, estarão o Hospital Municipal Manoel Afonso – HMMA, a Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres – MMSDP e o Samu Caruaru, que contará com o efetivo disponível para prestar atendimento em qualquer parte da cidade.

Vigilância em Saúde

As equipes da Vigilância em Saúde, por meio das vigilâncias Sanitária e Ambiental, desempenharão um papel importante na prevenção e manutenção da saúde dos visitantes e turistas.

O setor disponibilizou um número de WhatsApp da Vigilância Sanitária (apenas para mensagens) para dúvidas, esclarecimentos e denúncias: (81) 9.8384-3772. Além disso, uma equipe estará de plantão durante todo o evento no Centro de Operações Integradas (COI), no Espaço Cultural Tancredo Neves (Pátio de Eventos), para atender a população.

– Vigilância Ambiental – Atuará no controle de pragas urbanas (escorpiões, roedores, baratas) nos principais polos da festa. Além disso, as equipes estarão desenvolvendo ações para prevenção e controle das arboviroses (dengue, chicungunya e zika).

– Vigilância Sanitária – Atuará na prevenção de riscos à saúde, observando o cumprimento das normas sanitárias, principalmente na prevenção das doenças transmitidas por alimentos, com o intuito de proteger a saúde dos forrozeiros nos principais polos de animação. Os agentes ficarão atentos às condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação, verificando as condições de armazenamento, manipulação e comercialização dos alimentos.

Foto: Jorge Farias/Secom/PMC

Publicidade