Embora se fale muito sobre a presença massiva do forró no Maior e Melhor São João do Mundo, o festejo junino de Caruaru vai muito além da música e abraça a cultura local em outras vertentes. Neste ano, diversas oficinas e exposições gratuitas estão sendo promovidas em diferentes polos e são ótimas opções de lazer para quem gosta de apreciar os mais variados movimentos culturais.
Uma delas é a exposição “Recortes do Museu do Forró Luiz Gonzaga”, que está no galpão da Estação Ferroviária e pode ser visitada nos seguintes horários: quartas e quintas-feiras, das 19h às 0h; nas sextas e sábados, das 18h às 1h; e aos domingos, das 18h às 0h, até o dia 29 de junho. A exposição conta com fotos, textos, cartas e objetos pessoais do Rei do Baião, como óculos, relógio, agenda, sanfona, gibão, chapéu de couro e outras peças e documentos.
Outra exposição que está na Estação Ferroviária é “O São João 2024 – Sinergia dos Sentidos”, de William Smith, que também ficará exposta até o dia 29 de junho. Esta mostra conta com um recorte da cultura caruaruense e propõe, de forma inédita, que as pessoas mergulhem na memória cultural do município, seja por meio da fotografia, do cinema, do circo, entre outras. Há também recursos como braille e audiodescrição.
Ainda há uma terceira exposição até o fim do mês na Estação, a “Mestres e Mestras – Acervo da Casa da Mulher Artesã”, que se trata de uma mostra de esculturas e pinturas em tela. Já na Casa Rosa está sendo realizada a exposição de artes visuais que leva o nome do espaço e conta com pinturas sobre tela em tamanho grande e com temas regionais.
O projeto de artes plásticas “Desenhando São João com Caju Galon”, que começou no São João na Roça, seguirá na zona urbana, nos polos Infantil, Alto do Moura, Casa Rosa, Repente e Instrumental. No Memorial da Cidade, localizado na rua Duque de Caxias, estão ocorrendo as exposições “Coletivo Novos Imaginários”, que foi proposta pelo fotógrafo Felipe Correia; e “A Expressão Feminina no São João de Caruaru”, de Suann Medeiros. Ambas ficam até o dia 20 de junho.
A Associação dos Artesãos (ABMAM) está recebendo o projeto “Oficineiros para o São João 2024” até 30 de junho, no Alto do Moura. A ação tem como objetivo mostrar a importância da arte e da movimentação do espaço, sobretudo neste período de São João. As oficinas devem ocorrer das 9h às 17h. Por fim, a Casa da Mulher Artesã terá tanto o projeto Palco Escola como oficinas de barro.
Foto: Felipe Correia/Secom/PMC