Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga (CEDILI), por meio do Projeto Minha Primeira Opção – Educação, que tem como um dos objetivos a iniciação musical, realizou nesta quarta-feira (5) a oficina ‘Dia Verde’ com 26 crianças e adolescentes, beneficiárias do projeto. As explicações foram desde como utilizar materiais recicláveis, até a implantação das hortas em pneus e garrafas. O momento aconteceu na escola parceira José Ferreira de Lira, no Bairro Quatis, localizado na zona rural de Lagoa de Itaenga.
Durante a oficina, as crianças e adolescentes puderam plantar cebolinha, coentro e alface. As hortaliças servirão de alimento nas refeições tanto nos dias de aula, quanto nas oficinas. “Ensinando a essas crianças a olharem para os ciclos da natureza, dando a oportunidade de plantar uma muda, faremos com que elas se tornem apaixonadas pelo meio ambiente. E consequentemente, todos irão crescer com um senso de cuidado e preservação muito maior do que aquelas que não são incentivadas nesse sentido” afirmou Eduarda Nascimento, Engenheira Agrônoma que dirigiu a oficina.
Falar do meio ambiente na educação infantil é essencial para a formação de indivíduos responsáveis e conscientes de seu papel na preservação do planeta. “A infância é um dos períodos mais importantes na trajetória de um indivíduo. Promover a educação ambiental para crianças contribui para que elas criem responsabilidades, bons hábitos, e sejam mais conscientes dos seus atos, preservando a natureza” disse Erika Morais, coordenadora pedagógica do projeto.
SOBRE A ONG – O CEDILI é uma instituição social sem fins lucrativos que desenvolve atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos e idosos. A instituição também desenvolve um papel importante na reurbanização da comunidade do Matadouro, em Lagoa de Itaenga, com a participação da população e o financiamento de grandes empresas.