Um grupo de 100 estudantes de Lagoa de Itaenga, município da Mata Norte, vai ganhar a oportunidade de formação na área de tecnologia. Os jovens de 14 a 17 anos vão integrar a 2ª turma do Projeto Passaporte Digital – Formação, Tecnologia e Inovação, iniciativa realizada pela Associação Conexão Social (ACS). O seminário de abertura foi realizado na sede da ACS, nesta quinta-feira (13).
“Essa é a segunda parte de um grande projeto, que no ano passado atendeu 150 adolescentes e jovens e neste ano irá atender mais 100. Os participantes terão acesso a uma formação de qualificação em tecnologia e inovação que será desenvolvida por nossos educadores, seguindo um currículo educacional que foi elaborado pela instituição junto ao CESAR School. Os jovens também terão acesso a intercâmbios, programas, entre outras oportunidades que os deixarão mais qualificados para acessarem o mercado de trabalho”, afirmou Paulo Santana, coordenador do Projeto Passaporte Digital.
Essa etapa do Projeto terá duração de um ano e contará com quatro turmas de 25 alunos, a maior parte deles, egressos de escolas públicas. Serão dois encontros semanais, nas terças e quintas, no contraturno escolar. Entre os temas das aulas estão cidadania digital, mundo digital, pensamento computacional, entre outros. Para concluir o curso os alunos vão escolher uma especialização entre as áreas de redes e infraestrutura de tecnologia da informação, designer e mídias digitais e programação e desenvolvimento.
O Projeto Passaporte Digital – Formação, Tecnologia e Inovação conta com recursos incentivados do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por intermédio do COMDICA e da Prefeitura de Lagoa de Itaenga, com o apoio das empresas Banco Daycoval, Banco do Brasil, Brasilcap, CantuStore, Copa Energia, Edenred, Elecnor do Brasil, JSL, Man Energy, Nubank, Telefônica Brasil e VWFS.
Foto: Mateus Ferreira / ACS