No último dia três, o Ministério da Saúde incluiu o grupo de usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos, para a vacinação contra o HPV. Desde então, a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) passou a seguir a orientação do MS e ofertar o imunizante também para o novo grupo, que passou a fazer parte do público-alvo dessa vacinação de rotina.
Diante disso, e para estimular a imunização, a secretaria irá realizar uma ação de vacinação noturna na Via Parque (próximo ao INSS), nos dias 11 e 12 de julho, das 17h às 20h30, para todos os grupos prioritários. Para receber o imunizante é preciso levar o cartão do SUS ou CPF do usuário e qualquer documento que comprove a PrEP.
De acordo com o documento do ministério, o grupo deve receber a vacina HPV quadrivalente (HPV4), que confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo as principais complicações do HPV. O esquema vacinal indicado é de até três doses, com intervalo de dois meses após a primeira, e de quatro meses após a segunda.
Público-alvo que faz parte da vacinação contra o HPV:
. Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 19 anos;
. Indivíduos imunocomprometidos, de 9 a 45 anos (Pessoas Vivendo com HIV e Aids – PVHA, pacientes oncológicos e transplantados);
. Pessoas de 15 a 45 anos de idade, vítimas de violência sexual;
. Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de 15 a 45 anos.
Em Caruaru, a vacina contra o HPV é disponibilizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s), que funcionam de segunda à sexta, das 08h às 16h, na zona urbana, e das 08h às 15h, na zona rural (de acordo com o cronograma de cada unidade). Não é necessário agendamento.
Foto: Jorge Farias/Secom/PMC