Morre J. Borges, mestre da xilogravura e Patrimônio de Pernambuco

Publicidade

Morreu, na madrugada desta sexta-feira (26/7), o artista pernambucano J. Borges, aos 88 anos. O xilogravador estava sendo tratado em sua casa, que fica ao lado do Memorial Jota Borges, em Bezerros. A morte foi confirmada pela família, mas a causa ainda não foi divulgada.

José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, foi uma referência artística em Pernambuco e no Brasil. Nascido em Bezerros, município do Agreste pernambucano, ele foi um xilogravador, poeta e cordelista que retratava a cultura nordestina em sua arte.

J. Borges foi um dos mais famosos xilogravador do estado, popularizando a literatura de cordel retratando temáticas como folguedos populares, religiosidade e cangaço. As obras do mestre de arte popular já foram expostas em todo o Brasil e percorreram mais de 20 países.

O artista recebeu o prêmio UNESCO na categoria Ação Educativa/Cultural e foi escolhido, em 2002, para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas. Ele também foi considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2005.

Fonte: Jornal do Commercio

J. Borges – Alfeu Tavares/ Folha de Pernambuco

Publicidade