Caruaru celebra centenário de Mestre Galdino com exposição e atividades culturais

Publicidade

Em homenagem ao centenário de Mestre Galdino, um dos ícones da arte em barro no Brasil, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura, promove a exposição “100 Anos do Mestre Galdino Bonequeiro”. A mostra celebra a vida e obra de Manoel Galdino de Freitas, nascido em 19 de agosto de 1924, em São Caetano, Agreste pernambucano, e reconhecido como um dos maiores expoentes da cerâmica popular. O artista se mudou para Caruaru já adulto, e firmou-se no Alto do Moura, onde seu trabalho único ganhou destaque e se tornou referência nacional.

A exposição, localizada no Mezanino do Memorial da Cidade de Caruaru, estará aberta ao público até o dia 27 de setembro. É uma oportunidade para os visitantes se aprofundarem no universo criativo do artista, com obras originais e peças de seu filho, Joel Galdino, que perpetua o legado do pai.

Além das esculturas em barro, a exposição oferece uma imersão na vida do artista através de textos, imagens, poesias e objetos pessoais. A programação também inclui rodas de conversa e uma oficina de barro no Alto do Moura, proporcionando uma experiência cultural completa para todos os públicos.

Serviço:

Exposição 100 anos do Mestre Galdino Bonequeiro

– Local: Mezanino do Memorial da Cidade de Caruaru
– Período: até 27 de setembro de 2024
– Horários: Terça a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 8h às 13h

Roda de Conversa

– Local: Mezanino do Memorial da Cidade de Caruaru
– Data: 20 de agosto de 2024
– Horários: 14h

Documentário e Roda de Conversa

– Local: Biblioteca Municipal Álvaro Lins
– Data: 21 de agosto de 2024
– Horário: 19h

Oficina de Barro

– Local: Memorial Mestre Galdino (Alto do Moura)
– Data: 22 de agosto de 2024
– Horário: 9h

Publicidade