Com homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos, Festival Pernambuco Meu País leva arte e Cultura para Pesqueira

Publicidade

Pesqueira é a quarta cidade a receber o Festival Pernambuco Meu País, celebrando a arte e a cultura no Interior do Estado. Nessa sexta-feira (2), a governadora Raquel Lyra comandou a abertura do evento no município do Agreste Central, que teve, nesta semana, o clube carnavalesco Caiporas de Pesqueira eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco. O evento ainda homenageou, ontem, os 80 anos de nascimento de Naná Vasconcelos – o outro homenageado do festival é o artista plástico Abelardo da Hora. O início do festival na cidade foi marcado pelos shows de Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A e Nando Reis. O Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“É maravilhoso ver que os Caiporas foram eleitos Patrimônio Vivo de Pernambuco e é muito bom a gente poder reconhecer a nossa cultura popular, a nossa arte e conseguir mantê-la e transmiti-la de geração em geração. O festival traz muito isso. Isso é um presente para a cidade, um presente para a região e para o nosso Estado. A homenagem aos 80 anos de nascimento de Naná Vasconcelos na abertura do Festival em Pesqueira é mais do que merecida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou a importância da homenagem a Naná Vasconcelos em um festival que carrega a cultura pernambucana no seu DNA. “Naná é um percussionista e compositor que teve sua vida dedicada à música. O festival está permitindo que a população do Estado todo conheça várias cidades, vários municípios e, acima de tudo, tem essa imersão na cultura que é tão rica e diversa. Estamos investindo para proporcionar que as pessoas conheçam as mais diversas linguagens culturais do Estado”, enfatizou.

HOMENAGEM – Patrícia Vasconcelos, viúva de Naná Vasconcelos, recebeu uma placa das mãos da governadora para marcar a homenagem ao percussionista. “Esse aniversário é comemorado com muito amor, dedicação e um espetáculo perfeito que foi concebido baseado na música de Naná. É um festival magnífico, com grandes atrações, pessoas com todo carinho”, disse.

O secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery, destacou que, por conta do evento, a ocupação hoteleira em Pesqueira deve ser de 95%. “O festival tem sido um sucesso por onde passa, os hotéis lotados, bares, restaurantes, além da festa, do lazer para a população. Esperamos que os hotéis estejam acima de 95% de ocupação, já temos toda essa informação, se alguém for procurar hoje um lugar para se hospedar, já não encontra tão fácil”, pontuou.

A empreendedora Amanda Leite, de 29 anos, está participando do evento e apontou que está sendo uma oportunidade para incrementar a renda do negócio. “O festival está sendo uma porta aberta para alguns empreendedores aqui tiro Pesqueira. Está sendo grandioso. Tem feiras que eu vou e não tiro nada, mas só nessa noite eu já tirei o suficiente para três festas que eu já participei em outros lugares”, relatou.

No palco principal do evento, a programação segue até o domingo. Neste sábado, apresentam-se a Banda N’zambi, Tribo de Jah, Gabriel O Pensador e Marcelo Falcão. A programação será encerrada, no domingo, pelo Grupo de Choro Ororuba, Pagode do Didi, Patrimônio Vivo de Pernambuco, (com participação de Gabi do Carmo, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Helena Cristina e Paz Brandão), Fundo de Quintal e Diogo Nogueira.

SEGURANÇA – Para reforçar a segurança na cidade de Pesqueira durante o festival, a gestão estadual montou um esquema especial para atuação entre os dias 2 e 4 de agosto. As forças de segurança no município atuam com 400 profissionais das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além dos servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado, da Corregedoria Geral e demais servidores da SDS.

O Festival Pernambuco Meu País vai seguir impulsionando a cultura e movimentando o turismo do Estado, passando, ainda, pelas cidades de Caruaru (9 a 11), Triunfo (16 a 18), Arcoverde (23 a 25) e Buíque (30 a 1° de setembro). O evento conta com um investimento total de R$ 25 milhões do governo estadual, realizando, além de shows, as mais diversas atividades culturais como cinema, fotografia, dança e teatro, por exemplo.

Também estiveram presentes na abertura do festival em Pesqueira os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Luciano Duque; a secretaria da Controladoria Geral, Érika Lacet; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o assessor especial da governadora José Pereira: e o executivo da Casa Civil, Rubens Júnior.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Publicidade