Um helicóptero modelo Robinson R44, matrícula PR-OPS, caiu em Caruaru nesta segunda-feira (09), deixando duas vítimas fatais e um sobrevivente. O piloto André Luiz Gomes Ferreira, de 44 anos, morreu no local, enquanto Henrique da Cunha Santos foi socorrido com vida por populares e levado a um hospital privado da cidade. O estado de saúde de Henrique ainda não foi informado. A terceira vítima, que não foi identificada até o momento, também morreu no local.
Informações da ANAC, apontam que o helicóptero estava com o certificado de aeronavegabilidade vencido, o que levanta questões sobre sua aptidão para o voo.
O incêndio provocado pelo combustível da aeronave após a queda foi controlado em cerca de 20 minutos pelas equipes do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma nota à Folha de Caruaru, informando que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) foram acionados para conduzir a Coleta de Dados no local do acidente. O processo inclui a verificação de danos à aeronave e a coleta de informações relevantes para determinar as causas do acidente. O objetivo da investigação é evitar que novos acidentes semelhantes ocorram no futuro.
NOTA COMPLETA:
Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Recife (PE), foram acionados, nesta segunda-feira (09/09), para realizar a Coleta de Dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-OPS, em Caruaru (PE).
Na Coleta de Dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
O CENIPA informa ainda que é mediante a publicação do Relatório Final que o Centro se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.