Associação dos Artistas (ASSARTIC) realiza a partir desta segunda(9) o 24º FESTIC – Festival de Esquetes e Festival de Teatro Infantil, no Teatro João Lyra Filho que abre as portas para oferecer teatro gratuito para a comunidade caruaruense. Serão cerca de 20 espetáculos entre esquetes adultas, espetáculo infantis e apresentações diversas, grupos de todo estado, região metropolitana e agreste. Os homenageados in memória Ivonete Melo seguido pelos atores Rosberg Adonay e José Zenaide.
Programação:
09/09/2024
15h – OS SALTIMBANCOS – Livre – Classificação a partir de 5 anos. Os Saltimbancos é uma peça de teatro, em forma de musical, criada nos anos 70, na versão em português, por Chico Buarque de Holanda. Foi inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos citados irmãos Grimm.
20h – O Doente Imaginário – Livre para todos o público. O doente imaginário – uma crítica bem-humorada da relação entre médico e paciente – discute também manifestações do espírito humano que atravessam os séculos: a cobiça, a charlatanice, a arrogância, o poder e o interesse.
21h – Pedaços – Classificação 14 anos. As histórias que trago, na minha bagagem, são coisas que as pessoas fazem, desfaz, deixam de fazer, são HIATÓRIAS que está dentro das nossas vidas. Todos têm sempre muitas histórias para contar.
10/09/2024
15h – Com Panos e Lendas – Classificação Livre – 5 anos. Panos e Lendas narra a criação do mundo falando do homem, sob o olhar de dois índios as suas raízes, seus costumes, mostrando o ciclo da vida com ternura e simplicidade.
20h – As Comadres – Classificação – Livre
O texto conta a estória de comadres do interior, comadres distintas que estão à espera de casório. Um dia chega a cidade um artista, que além de turista, é galanteador. A confusão é formada. Quando João Faustino ilude a Comadre Isaurinha e a Comadre Santinha. Mas elas não estão sozinhas! O Prefeito e o Secretário estão ali para ajudar.
21H – O MUNDO DE CACO – Classificação – 16 anos. Num mundo caótico, delirante e perturbado. Num universo onírico onde a fantasia e a crueza possuem a mesma medida. Este é o mundo de Caco. Que transita em suas memórias, doces recordações e a fria verdade de sua condição psíquica numa busca incessante por um momento de lucidez de sua existência banal. Um fardo que o acompanha recheado de olhares perseguidores, vozes e fantasmas por toda parte. Um mundo surreal, em tese, mas muito mais real do que possamos imaginar.
11/09/2024
15h – Brincadeiras, para Cantar e Contar – Classificação Livre
Entre uma história e outra, canções tradicionais infantis e brincadeiras musicais fazem o “alinhavo” divertido entre um conto e outro, e, assim, narrativa, literatura, canção e brincadeira se misturam na constituição de um lindo repertório.
20h – Pic Nic no Front – Classificação Livre
A peça Piquenique no Front, de Fernando Arrabal, conta a história de um soldado incompetente chamado Zapo que recebe a visita dos pais em pleno campo de batalha para um piquenique. A peça é considerada um clássico do teatro do absurdo e é uma fábula antibélica que critica a bestialidade da guerra.
21H – o Farol – Classificação – 10 anos
O farol é um convite para uma reflexão sobre o amor, o tempo, a vida e a morte envolvendo valores morais a partir de um olhar para o ser humano. A trama do Farol gira em torno de dois irmãos.
12/09/2024
20h – Um Conto de Amor Nordestino – Classificação – Livre 6 anos. Um Conto de Amor Nordestino narra a história de amor mais atrapalhada e divertida que já se teve conhecimento em toda Maranguape. E é vinda de lá do interior do Ceará que vocês vão conhecer. Maria Jezebel: uma moça cheia de garra e talento para administrar sua padaria, na companhia de Arlindo Severino, seu fiel amigo; e João Lionel, seu verdadeiro amor.
20h Lição de Segurança – Classificação 14 Anos. O enredo, que aborda o tema da identidade e reputação digital, visa alertar a comunidade escolar para a importância de utilizar de forma correta e segura as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a internet e o tele móvel.
21h – Dilema de um Fumante Classificação – 14 Anos. Está peça traz a história de um fumante que decidiu para de fumar. Ele não imaginava a guerra que se despusera a travar e quais as armas que terá de usar.
13/09/2024
15h – A Cobra Jararaca – Classificação Livre – 10 anos. E a grande Cobra Jararaca é nome de um folclore alagoano que, por motivos diversos, deixou de existir. O espetáculo, então, trabalha com o lúdico para ensinar crianças e adultos sobre o valor da amizade, do companheirismo, lealdade, sentimento de partilha e consciência ambiental.
20h – Atravessamentos de (RE) Existência – Livre. Performance em work em processo, fala sobre a vida, sobre nossas águas interiores e atravessamentos de existência e resistência entre as forças que nos permeiam.
21h – O Fim do Mundo – Classificação 18 Anos
14/09/2024
15h – A Lenda do Boi Bumbá – Classificação Livre. Conta a história de Catirina e seu marido, o escravo Pai Francisco, o Seu “Dotô” e o Curandeiro. Tudo em volta do amado boi Kalungá, o boi mais importante da fazenda que tem sua língua cortada para saciar as vontades de uma grávida.
20h Encarcerados – Classificação 16 Anos. Encarcerados, mostra a realidade dura e cruel dos que vivem dentro de uma prisão. Presos de diversos crimes, dividem o espaço de uma sela, precária e com superlotação. O espetáculo, também trata de temas profundos e importantes, como a dependência química, solidão, violência, amizade, e a luta pelos os direitos humanos, de uma forma realista e corajosa.
21h – Dama da Noite – Classificação 16 Anos. O personagem apresenta transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia entre outras psicoses, distúrbios de dor, ressentimentos e culpa.
15/09/2024
10h – A Batalha da Virgula Contra o Ponto Final – Livre. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final é uma peça de teatro infantil que conta a história de uma menina que fica de castigo na sala de aula por não ter feito as tarefas escolares e tem de escrever uma redação. Como não sabe como trabalhar com a pontuação do texto, todos os sinais ortográficos surgem e estabelece-se um conflito entre os pontos que querem ocupar o espaço em branco onde a rapariga interrompeu a sua última frase.
19h – ESPETÁCULO CONVIDADO “O REI DAS ESPUMAS” – Livre. O Espetáculo trás a tona as preocupações de um garoto em economizar a água e cumprir os pré requisitos para se tornar representante da turma da escola. Tudo se passa no reino das bolhas transparentes, a direção geral e musical é de Walmir Chagas a autoria e uma parceria entre Rafael Amancio e Vando Farias de Guarabira-PB. O espetáculo que trás o ator Rafael Amancio em cena Também é conclusão do festival Abril para o teatro edição 2023.
20H – CERIMONIA DE ENCERAMENTO
CONVIDADO ESPECIAL “CORAL MADRIGAL”
20:30 ENTREGA DE PRÊMIOS
Informações (81) 99830 5229 – (81) 99671 2374