A advogada Kilma Galindo, candidata a vice-presidente da OAB Caruaru, na chapa Pelo Resgate da Ordem, junto com Felipe Sampaio, candidato a presidente, defendeu nesta terça-feira (29/10), em entrevista à Rádio Cidade, uma vice-presidência que atue com protagonismo e não como mera coadjuvante para cumprimento de cota. A justificativa, em concordância com os demais integrantes da chapa, para uma copresidência, vem amparada, sobretudo, pela subseccional contar com mais de 50% de mulheres advogadas.
Kilma considera que a atuação das mulheres na Advocacia tem, sem dúvidas, um obstáculo bem maior do que para o homem advogado. “A mulher tem uma desvantagem histórica e cultural. Por isso, as dores que sentem na Advocacia são diversas. São desafios na atuação perante o judiciário, na estrutura judiciária, com colegas muitas vezes e infelizmente, ou até mesmo pelos próprios clientes. Essas barreiras precisam ser rompidas e as prerrogativas das advogadas vêm como uma garantia para a efetividade dessa atuação feminina”.
Para garantir a efetivação do compromisso, Kilma Galindo afirmou que a chapa visa implantar uma ouvidoria permanente. “Precisamos ouvir quais as dificuldades das mulheres advogadas e não compactuar com os diversos tipos de assédios e violências que muitas sofrem nos fóruns e, sobretudo, no âmbito criminal, pois a advogada que atua no âmbito criminal sofre muito mais”.
Outras prerrogativas para o fortalecimento da mulher advogada também devem ser garantidas. “A gestante, por exemplo, não tem essas garantias preservadas como prioridades para atuação em tribunais, para espaços em fóruns. Por isso, nós temos projetos para espaços, educação, formação, conscientização, chamamento efetivo para a participação dessas mulheres e garantia de que esses direitos possam ser efetivados”.
A advogada destacou a facilidade que terá em atuar na copresidência proposta pela chapa Pelo Resgate da Ordem. “Os princípios que Felipe Sampaio apresentou, desde a primeira gestão que realizou, são ampla e absolutamente conexos aos meus e aos dos demais componentes da chapa, bem como ao grupo de professores que apoiou a minha participação. Por isso, nos unimos com o mesmo propósito. Quando pensamos de forma alinhada, a tendência é nos fortalecermos cada vez mais”.
Kilma Galindo também enfatizou a proposta de renovação que a chapa traz. “Felipe vem com a ampla experiência, que carrega de uma gestão eficazmente realizada, e nós [demais componentes da chapa] chegamos para mostrar essa cara nova, com jovens advogados, com a educação jurídica forte, pois vemos a educação jurídica continuada como algo essencial para garantirmos a valorização da classe. Um advogado sem formação contínua não consegue atuar e, de toda forma, as pessoas que buscam o advogado querem essa qualificação”.
O candidato a presidente Felipe Sampaio comentou a escolha da advogada como sua vice-presidente na composição do projeto. “Kilma representa a mulher advogada, atuante e professora. A escolhemos por todo o conjunto que ela traz de competência e história na Advocacia. Kilma representa, de fato, a soma de um novo olhar para esse grupo que construímos lá no passado e traz ainda o ponto de vista do ensino jurídico, a expertise em relação aos congressos e demais eventos de cunho jurídico, pela vasta experiência como professora. Ela é uma liderança da Advocacia feminina”.