Caruaru recebe, nesta quarta-feira (20), um evento especial de música e dança. A atividade marca a culminância do projeto ‘Dança de Rua – Corpo Batuque’ e a celebração do Dia da Consciência Negra. A programação terá início a partir das 16h, no Marco Zero, e será aberta ao público geral. Os artistas também são convidados a levar instrumentos para participarem da roda.
“Tem sido uma oportunidade linda e potente ocupar a rua com a força da cultura popular. Vivenciamos aulas de frevo, maracatu, caboclinho, cavalo marinho, coco, ciranda, construindo um espaço de aprendizado, democratizando a participação do público, possibilitando o compartilhamento, o encontro, fortalecendo afetos e suscitando reflexões acerca de movimentos e práticas culturais. Por isso, essa jam será aberta a todos e convidamos quem quiser participar a levar um instrumento musical e o corpo para entrar nessa roda”, celebrou a idealizadora do projeto, Marcela Felipe.
Com duração de três meses, o projeto foi desenvolvido para ocupar os espaços públicos da cidade e tornar acessível a expressão corporal, através da dança e da cultura popular, além de possibilitar um espaço de encontros e compartilhar vivências. Durante o cronograma, foram ofertadas aulas de dança com Marcela Felipe, aulas de percussão com Fabrício Cajueiro e duas rodas de conversa, intituladas “Partilhando Saberes e Trajetórias”, com vivências dos artistas Dadinha Gomes e João Paulo Lira.
O projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. Mais informações podem ser acessadas por meio do Instagram: www.instagram.com/dancanarua.
Foto: Hellen Gouveia