O planejamento orçamentário da Prefeitura de Caruaru para 2025 foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (1º). Durante o encontro, o Executivo apresentou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, reunindo representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Administração e Controladoria Geral do Município.
A construção dos projetos de lei contou com a participação ativa de mais de dois mil cidadãos caruaruenses através de audiência pública envolvendo todas as secretarias municipais. Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro, “a participação popular é a política de forma transparente. E o orçamento, a política pública de forma efetiva.”
Elaborada em consonância com o Plano Plurianual 2022-2025, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e as leis de Responsabilidade Fiscal, a LOA 2025 estima receitas e fixa despesas em R$ 2.088.468.000,00, direcionando recursos para áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade, assistência social, entre outros. O objetivo do planejamento é orientar a administração na utilização de recursos públicos, respeitando os princípios de eficiência, economia e legalidade.
Além disso, o orçamento municipal de Caruaru também tem responsabilidade no cumprimento da Agenda 2030 na ONU, correlacionando os programas e ações do PPA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que permitem a mensuração de indicadores de resultado da gestão.
Durante a audiência, a gestão municipal esteve representada pela Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro; o Secretário Executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Yuri Tiburtino; o Controlador Geral do Município, Severino dos Santos; o Secretário Executivo de Administração, Osmarino Lamartine; o Gerente Geral de Contabilidade, Thalis Barbosa; as coordenadoras de orçamento, Aline Cordeiro e Milena Revoredo; e os profissionais da assessoria contábil do CESPAM, Bernardo Barbosa, Diretor Geral, Gilvan George Cavalcante, Diretor Administrativo e Daniel Barbosa, Contador Sênior.
Foto: Elvis Edson/Secom PMC