A Arena de Pernambuco promove, neste sábado (13), às 8h, uma ação social voltada para pessoas com deficiência com serviços essenciais de cuidado, saúde e cidadania. O Natal na Arena da Inclusão chega como um dia especial de atenção, acolhimento e celebração, fortalecendo o compromisso da Arena com a inclusão e o bem-estar.
O PE Conduz participa transportando usuários e acompanhantes em 20 vans acessíveis, garantindo o atendimento de beneficiários e novas demandas dos polos Caruaru, Região Metropolitana do Recife, Vitória de Santo Antão, Timbaúba e, pela primeira vez na Arena, os usuários do Polo Limoeiro. A ação é realizada pelo Governo de Pernambuco, por meio de uma parceria entre a Arena Pernambuco, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), a Secretaria da Mulher e outros órgãos estaduais.
Das 8h às 14h, o público terá acesso a diversos serviços do Governo do Estado de Pernambuco e parceiros; e das 8h às 17h, haverá atividades recreativas inclusivas, como piscina de bolas, Pula-Pula, Cama Elásticas, apresentações culturais, entre outros.
*Entre os serviços oferecidos estão:*
Solicitação da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista);
Solicitação do PE Livre Acesso Intermunicipal;
Entrega de carteiras solicitadas em edições anteriores;
Avaliação clínica com equipe de Terapia Ocupacional, Nutrição e equipe multidisciplinar;
Carreta da Mulher, com serviços de saúde e prevenção;
Carreta Odonto de Moreno, com atendimentos odontológicos.
A ação integra as iniciativas do Programa Pernambuco Acessível, que avança em todo o Estado levando atendimento, acessibilidade e políticas públicas para pessoas com deficiência. Um compromisso assumido pela gestão da Governadora Raquel Lyra, com iniciativa intersetorial, unindo 8 secretarias, com investimento de R$ 417 milhões.
Ações como esta entregam cidadania e direitos a população que muitas vezes tem dificuldade para acessar tais serviços. “Estamos encerrando o ano garantindo direitos, e acessibilidade, na prática. A Arena da Inclusão de Natal reúne transporte, triagens, atendimentos e emissão de documentos essenciais para assegurar dignidade às pessoas com deficiência. Trazer 20 vans do PE Conduz e tantos serviços para perto das famílias é cumprir a missão de um governo que prioriza a inclusão e o cuidado. A SJDH segue firme para que cada pessoa tenha seus direitos reconhecidos, respeitados e exercidos”, afirma Joanna Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
*DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR CIPTEA E PE LIVRE ACESSO*
1. Solicitação do PE Livre Acesso Intermunicipal
Garante gratuidade no transporte intermunicipal de pessoas com deficiência fora da RMR.
Documentos necessários:
Laudo médico padrão (SUS ou com dupla assinatura se particular);
RG e CPF;
Foto 3×4;
Comprovante de residência (últimos 6 meses);
Para crianças: RG e CPF do responsável + certidão de nascimento;
Deficiência auditiva: audiometria;
Deficiência visual: acuidade visual + campimetria.
Prazo: até 90 dias.
2. Solicitação da CIPTEA
Carteira oficial para identificação da pessoa com TEA, válida por 5 anos.
Documentos: CPF, RG, comprovante de residência, laudo com CID F84 ou CID 6A02.
Envio por e-mail, retirada na SEAD para moradores do RMR, para as demais regiões a entrega é via Correios.
Prazo: até 60 dias.







