Caruaru promove ações do Agosto Dourado com foco no fortalecimento da amamentação  

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres, uma programação especial em alusão ao Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O mês é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde de bebês e mães, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde, famílias e toda a rede de cuidado.

A cor dourada foi escolhida por representar o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento completo que contribui para o desenvolvimento saudável da criança e oferece benefícios também para a saúde da mãe. Além de promover, proteger e apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e a continuação de forma complementar até os dois anos ou mais, ampliando o acesso à informação, o apoio às lactantes e o reconhecimento do leite materno como primeira vacina do bebê.

A programação na Maternidade Santa Dulce inclui:

Rodas de conversa com gestantes e puérperas (Roda Dourada); Palestras com especialistas em aleitamento materno; Visitas de vinculação com as gestantes da Atenção Primária à Saúde (APS); Capacitações interativas durante as internações; Momento ecumênico de gratidão com mães e bebês; Distribuição do Kit Dourado da Amamentação, com orientações práticas, protetor de seio, paninho de boca e informações sobre a rede de apoio, além de depoimentos de mães.

13 e 14 de agosto – Roda Dourada com puérperas, palestras com profissionais da saúde e entrega de folders informativos.

 

18 de agosto – Orientação interativa para puérperas.

 

19 e 20 de agosto – Oficinas sobre mitos e verdades da amamentação, alimentação da lactante e cuidados com as mamas.

 

25 de agosto – Culto ou momento ecumênico com mães, roda de conversa e entrega de kits.

As ações envolvem uma equipe multiprofissional formada por enfermeiras obstetras, psicólogas, fonoaudiólogas, especialistas em aleitamento, preceptores e graduandos das instituições parceiras.

Importância do aleitamento materno:

Para o bebê: fornece todos os nutrientes necessários, protege contra infecções e reduz o risco de doenças.

Para a mãe: auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e ovário, além de promover vínculo afetivo com o bebê.

Como participar?

Informar-se: Busque informações confiáveis sobre os benefícios e desafios da amamentação.

Apoiar: Incentive e acolha mães lactantes no ambiente familiar, de trabalho e social.

Foto: Divulgação/PMC

Publicidade
Publicidade