Caruaru realizou seminário sobre TEA com foco em inovações e inclusão

Publicidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira (24), o seminário “Para além dos Protocolos: Inovando no Tratamento e Suporte ao TEA”, no auditório do Centro de Referência, Formação e Pesquisa para Primeira Infância (CERPRINC), localizado na Rua Vasco Fernandes Coutinho, nº 233, bairro Maurício de Nassau. O evento aconteceu das 8h às 16h30 e teve como objetivo promover o debate sobre os limites dos protocolos tradicionais e apresentar novas estratégias terapêuticas e de suporte para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Voltado para profissionais de saúde, familiares, cuidadores e pessoas com TEA, o seminário contou com a participação da vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva; da secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide Araújo; da secretária executiva da Atenção Especializada de Caruaru, Karla Gomes; e de especialistas renomados, como os doutores Luiz Augusto e Paulo Gustavo; além das psicólogas Karla Paiva e Hannah Miranda, das fonoaudiólogas Claudia Raposo, Waleska Cibelle, Rebeca Neiva e Cecilia Godin, e da fisioterapeuta Narisna Hansen.

A programação contemplou painéis temáticos e debates sobre terapias alternativas e complementares, estratégias de inclusão, qualidade de vida e o empoderamento das pessoas com TEA na tomada de decisões. A proposta é ir além das práticas convencionais, abrindo espaço para reflexões e novas possibilidades de cuidado e acolhimento.

“Promover esse seminário é reafirmar o compromisso da gestão com a inclusão e a inovação no cuidado às pessoas com TEA. Queremos fortalecer uma rede que acolhe, escuta e oferece alternativas eficazes”, disse a secretária de Saúde, Nádja Farias.

Foto: Rafael Moreira/Secom PMC

Publicidade