Entre câmeras, papéis e experimentações, estudantes da ETI Prefeito João Lyra Filho, em Caruaru, exercitaram novas formas de olhar a cidade. A movimentação foi promovida pela oficina de fotografia experimental do coletivo Ciano, cidade, que realizou cinco encontros em parceria com a eletiva Faces que Criam. A ação teve incentivo do Edital de Formação e Direitos Humanos, por meio da Lei Paulo Gustavo Pernambuco.
Promovendo uma imersão entre fotografia, território e narrativa visual, a oficina apresentou aos jovens diferentes possibilidades de criação e registro da cidade, com aulas que combinaram aspectos teóricos e práticos, incluindo uma visita técnica ao Armazém da Criatividade, hub de inovação do Porto Digital, onde a turma teve acesso a equipamentos e ao laboratório fotográfico.
Além disso, os encontros abordaram o processo de cianotipia, técnica de impressão fotográfica artesanal, a partir do uso da luz, e foram finalizados com a confecção de fotozines, publicações que reúnem as imagens e reflexões dos estudantes sobre o território e o cotidiano.
Para celebrar os resultados, o material produzido pela turma irá compor a exposição itinerante do projeto Ciano, cidade, nos próximos meses, percorrendo as cidades de Santa Cruz, Toritama e Caruaru.
Foto: Brígida Lima







