Cortejo Brincantes de Pernambuco promove encontro inédito do Boi da Macuca com o Galo da Madrugada no Mardi Gras

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um encontro histórico marcou a tarde deste sábado (04) no centro do Recife. As ruas do Recife Antigo se transformaram em um grande palco de música, cores e cultura com duas das maiores agremiações carnavalescas de Pernambuco se encontrando em um Cortejo Brincantes de Pernambuco especial. O Boi da Macuca e o Galo da Madrugada se uniram em um cortejo inédito pelas ruas do Bairro do Recife no Mardi Gras, festival que celebra o encontro do frevo com o jazz de Nova Orleans.

Inspirado no célebre carnaval de Nova Orleans, cidade em Lousiana nos Estados Unidos, o Mardi Gras no Recife trouxe uma simbiose cultural, demonstrando como dois ritmos marcantes e diferentes podem desenvolver uma experiência singular. A cadência acelerada e o ritmo pulsante do frevo encontraram o improviso e a sofisticação harmônica do jazz no cortejo encabeçado por dois patrimônios de Pernambuco.

“É um sentimento maravilhoso de estar aqui juntando o frevo de Pernambuco com outros ritmos. É muito legal essa união com o Boi da Macuca aqui, porque nós somos parceiros de carnaval e é a primeira vez que nos encontramos assim para festejar.”, disse Robson Mello, diretor de Eventos do Galo da Madrugada.

Já Rudá Rocha, produtor cultural do Boi da Macuca, “É um algo indescritível, encontrar o Galo da Madrugada no meio do bairro do Recife, uma das agremiações que é símbolo do carnaval pernambucano e que acorda todo o mundo cedo no sábado de Zé Pereira pra começar o carnaval”, destacou. “É a primeira vez que o Boi esteve junto com o Galo, então é um sentimento ao mesmo tempo de emoção, gratidão e de uma responsabilidade enorme de continuar o legado de todos os pernambucanos que fazem o carnaval acontecer”, concluiu.

Cortejo Brincantes de Pernambuco

O Cortejo Brincante de Pernambucos, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), reuniu os dois símbolos do carnaval de Pernambuco neste sábado.

O projeto vem colocando a cultura popular pernambucana nas ruas de diversas cidades do Estado durante todo o ano. A iniciativa está presente em importantes ciclos festivos, como o carnaval e o São João, além de participar também de grandes eventos locais, como o Festival Pernambuco Meu País e o REC’n’Play, chegando agora pela primeira vez ao Mardi Gras em Recife.

Foto: Daniela Pedrosa – Fundarpe/Secult-PE

Publicidade
Publicidade