Neste sábado (10), o Ministério da Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a gripe. A mobilização nacional tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A meta é imunizar mais de 81,6 milhões de pessoas em todo o país, incluindo cerca de 32 milhões de idosos, grupo mais vulnerável às complicações da doença.
O geriatra Rodrigo Patriota alerta para os riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos e reforça a importância da imunização. “Com o avanço da idade, o organismo fica mais suscetível a infecções e complicações. A gripe, por exemplo, pode parecer simples, mas em idosos pode evoluir rapidamente para quadros graves, como pneumonia ou insuficiência respiratória”, explica.
Segundo o médico, a vacinação é uma das principais estratégias para garantir um envelhecimento saudável e sustentável. “As pessoas não precisam ter medo de se vacinar. A imunização contra a gripe é amplamente testada, atualizada anualmente para proteger contra as cepas mais circulantes e pode fazer toda a diferença na saúde do idoso. É uma atitude de cuidado, de prevenção e de respeito com a própria vida”, completa.
Casos em alta
De acordo com o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, o Brasil já registrou 45.228 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, sendo 42,9% com confirmação para vírus respiratórios. Entre os idosos, foi identificado um aumento nas hospitalizações causadas pelo vírus influenza A.
Vacina gratuita em todo o país
A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos de vacinação definidos pelos municípios. Em Pernambuco, foram distribuídas 2.348.000 doses para atender à população incluída nos grupos prioritários.
O Ministério da Saúde destaca que a vacina pode reduzir em até 60% os casos graves e mortes por gripe, especialmente entre os idosos.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil