Documentário sobre artesãs do Alto do Moura será exibido no Festival Viva Vitalino

Publicidade
Publicidade
Publicidade

“O Alto dos Mouras, das Louceiras, dos Mestres do Barro” é um dos documentários que serão apresentados na Mostra de Curtas do Festival Viva Vitalino que será realizada no 17 de agosto na sede da Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM). A entrada é gratuita. Ao todo serão apresentados oito curtas com curadoria voltada para a Cultura Popular, produzida na região.

A obra é o primeiro documentário dirigido pela jornalista e produtora cultural Rosangela Araújo. “O filme conta um pouco da história do Alto do Moura e resgata a participação das mulheres na construção do local como referência nas artes figurativas”, explicou a diretora. O filme tem duração de 26 minutos, traz depoimentos de três artesãs – Nicinha Otília, D. Deta e Terezinha Gonzaga – e do artesão Aldir José, que escreveu a dissertação de mestrado sobre as louceiras em Caruaru.

O diretor de fotografia Paulo Cesar explica que o curta é resultado de meses de trabalho que começou com visitas ao local para escolher o espaço para locação, pois foram levados em consideração a luz, paleta de cores e a captação de áudio. A Pousada Casa da Gente reuniu tudo isso. “Aproveitamos acessórios e decorações que já estavam no local. Juntamos esses elementos a outras peças das artesãs para enriquecer a cenografia, montando cada cenário com detalhes que representam a riqueza de informações de cada profissional”.

O filme tem trilha sonora original com música e arranjos de Philipe Moreira Sales, letra e voz de Valdir Santos. Este projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Festival – A Mostra de Curta faz parte da programa do último dia do Festival Viva Vitalino, que acontece de 14 a 17 de agosto. A edição deste ano tem um olhar especial para o audiovisual. “Estamos resgatando a história do cineclube Lumière, primeiro cineclube de Caruaru, e o primeiro documentário feito em super 8 aqui na cidade com locações no Alto do Moura, ambos na década de 70. Esse intercâmbio entre as gerações é fundamental para o fortalecimento do audiovisual em nossa região”, disse Antônio Prego, organizador do festival.

Além da Mostra de Curtas no domingo na Abman, no sábado, na Pousada Casa da Gente, haverá o II Encontro de Cinecubistas do Agreste (ECA) à tarde e à noite Cine Debate com apresentação dos filmes restaurados: “A Peleja do Bumba Meu Boi Contra o Vampiro do Meio Dia” e “O Olho na Rua e o Ouvido na Cozinha”.

 

Serviço

O Alto dos Mouras, das Louceiras, dos Mestres do Barro – exibição no domingo (17/08), na Mostra de Curtas do Festival Viva Vitalino

Local: Abmam

Horário: 13h às 15h

Programação completa você encontra no @festivalvivavitalino

Publicidade
Publicidade