Em Jaboatão dos Guararapes, Raquel Lyra visita Ecoparque Orizon e destaca o biometano como vetor estratégico para a segurança energética de Pernambuco

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta quarta-feira (17), o Ecoparque Orizon, situado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Durante a agenda, a gestora acompanhou o avanço do projeto de produção e fornecimento de biometano, desenvolvido por meio de uma parceria entre a empresa privada e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). A iniciativa representa um marco para a transição energética do Estado e para a agenda de descarbonização.

“Nós estamos vivendo, no mundo todo, um processo necessário de transição energética e aqui temos um belíssimo exemplo disso. Agora, com esse projeto que está em construção, será possível fechar um ciclo produtivo: indústrias e clientes da Copergás poderão receber esse produto e descarbonizar a sua produção. Isso está totalmente alinhado com o que defendemos na nova economia, não é só discurso, precisa acontecer agora”, afirmou Raquel Lyra.

O Ecoparque Orizon contou com a implantação de um gasoduto de 9 km, já concluído em sua etapa física. O contrato prevê até 180 dias de testes. O volume inicialmente contratado, de 60 mil m³/dia, foi ampliado para até 130 mil m³/dia, reforçando a capacidade do projeto, como detalha o diretor de relações institucionais da Orizon, Percy Soares. “A planta de biometano está pronta para operar. Todo o metano gerado será distribuído pela Copergás. Estamos falando da produção de um gás não fóssil, capaz de descarbonizar a matriz de gás de Pernambuco. Além disso, o metano produzido fortalece toda a rede do Estado e vem do reaproveitamento do lixo. Historicamente, o lixo era simplesmente depositado em aterros, sem aproveitamento. Hoje, a partir desse resíduo, é possível gerar energia, biometano, produtos reciclados e combustível derivado de resíduo”, destacou.

Já Guilherme Cavalcanti, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, pontuou a importância do espaço para o fortalecimento de arranjos produtivos e das indústrias. “Estamos dando um passo concreto e firme na transição energética. A produção de biometano no Ecoparque da Orizon é o maior sinal do compromisso de Pernambuco com essa frente”, ressaltou.

Bruno Costa, diretor-presidente da Copergás, também celebrou a parceria. “A iniciativa se alinha às diretrizes de sustentabilidade pensadas pela governadora Raquel Lyra, sendo um tema de grande importância para a Copergás. A planta visitada hoje representa a maior unidade de biometano do Nordeste, e a inauguração, que ocorrerá em breve, representa um investimento considerável e um projeto estratégico para Pernambuco, reforçando sua posição de destaque na área da sustentabilidade”, disse.

Presente na visita, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, contou que o empreendimento chega para somar ao desenvolvimento do município. “É mais uma indústria chegando à nossa cidade, e isso também colabora para a geração de empregos, claro. Essa planta, além da produção de gás, envolve outras etapas dentro desse complexo, o que aumenta ainda mais sua importância econômica. Hoje, cerca de 500 pessoas já estão empregadas aqui, e a expectativa é de que esse número aumente nos próximos meses. Esse é o caminho que estamos trilhando, tanto em Pernambuco quanto aqui em Jaboatão”, reforçou.

Produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, o biometano é uma fonte renovável que contribui para a diversificação da matriz energética e para a redução da dependência de combustíveis fósseis. Sua incorporação ao portfólio da Copergás está alinhada às metas de sustentabilidade do Governo de Pernambuco e consolida o Estado como um hub energético estratégico do Nordeste.

 

Foto: Igor Vilaça/Secom

Publicidade
Publicidade