O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) comemora, nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, seus 22 anos de fundação com uma programação especial no auditório da instituição, em Caruaru, a partir das 9h da manhã. O evento terá a presença da cantora católica Albanita de Cássia, vencedora este ano do Catholic Music Awards no Vaticano, que fará apresentações musicais durante a celebração.
Durante o encontro também será apresentado o novo projeto da instituição, chamado “Hora Ouro”, uma iniciativa internacional que visa garantir a administração de antibióticos na primeira hora após a manifestação de febre em crianças em tratamento oncológico, reduzindo riscos e aumentando as chances de recuperação.
Fundado a partir do sonho do médico Luiz Henrique Soares, hoje diretor médico, o ICIA nasceu para encurtar a distância de crianças e adolescentes do interior de Pernambuco que precisavam buscar tratamento oncológico apenas na capital. Atualmente presidido pelo Dr. Rodolfo Santiago, com gerência geral de Júlio César Viana, a instituição realiza em média 500 atendimentos por mês com o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada e do trabalho de voluntários.
Ao longo dos anos, o ICIA conquistou mais autonomia no tratamento da criança com câncer, com a implantação de UTI própria, enfermaria em funcionamento e bloco cirúrgico – avanços custeados com o esforço da sociedade e, mais recentemente, com o aporte do poder público para manutenção da UTI.
Os próximos anos guardam uma realidade ainda mais promissora, com perspectivas de novas conquistas e prosperidade financeira para sustentar os tratamentos, que são de alto custo e variam conforme cada caso. Mas o objetivo do ICIA permanece o mesmo: nunca deixar de receber e tratar um paciente com câncer.
________________________________________
Serviço
Evento: Aniversário de 22 anos do ICIA
Data: 19 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório do ICIA – Caruaru/PE
Atração: Cantora católica Albanita de Cássia, vencedora do Catholic Music Awards 2025 (Vaticano)
Destaque: Apresentação do projeto internacional Hora Ouro