Luana Marabuco recebe Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo 2025 na categoria Defesa da Mulher

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A advogada e Secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, recebeu a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo 2025, na categoria Defesa da Mulher, na tarde da última terça-feira (16).

A honraria foi entregue pela OAB Pernambuco, na sede da Ordem, localizada no Recife. No total, 12 mulheres receberam a medalha por prestarem relevantes serviços à sociedade, nas mais variadas áreas de atuação.

“Muito honrada de receber essa homenagem. Fiquei muito feliz de estar entre essas mulheres nordestinas, pernambucanas e sendo premiada em uma categoria que não fala apenas sobre o meu trabalho, mas sobre a minha essência e missão de vida”, ressaltou Luana.

Ao receber a honraria das mãos da presidente e da vice da OAB-PE, Ingrid Zanella e Schamkypou Bezerra, respectivamente, Luana recitou a poesia “Vestes para minha alma”, de autoria da mãe dela, Kledja Marabuco, que se emocionou com a homenagem.

À frente da Secretaria da Mulher, a advogada, junto à sua equipe, trabalha em diferentes frentes em prol das mulheres de Caruaru. A defesa da mulher, categoria pela qual recebeu a honraria, é um dos destaques do trabalho realizado na Capital do Agreste.

Entre os trabalhos desenvolvidos por Luana Marabuco na Secretaria está o Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais (Nioj) Maria da Penha, programa de combate à violência contra a mulher, que apresenta resultados expressivos na redução de crimes, como mais de um ano sem nenhum registro de feminicídio no município. Em setembro deste ano, foi anunciado que a iniciativa será aplicada no Grande Recife.

Além disso, sob a gestão dela, Caruaru recebeu a primeira lavanderia pública municipal com recorte de cuidados, equipada com recursos do Ministério das Mulheres, inaugurou o primeiro centro de qualificação só para mulheres, alterou o funcionamendo do Centro de Referência da Mulher para 24h e também participou da criação de um protocolo de gênero internacional, promovido pela Rede Mercocidades.

Foto: Joalline Nascimento

Publicidade
Publicidade