Raquel Lyra inaugura nova Estação de Tratamento de Água em Caruaru  

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (22), a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, em Caruaru, no Agreste Central. Construída no bairro Encanto da Serra, a obra recebeu investimentos de quase R$ 4,4 milhões, dentro do programa Águas de Pernambuco, e entrou em operação em fase de testes. O novo equipamento vai ampliar a segurança hídrica da região, reduzir os impactos da crise do Sistema Jucazinho e beneficiar diretamente milhares de famílias caruaruenses.

“Temos trabalhado muito para garantir que essa realidade de falta d’água mude em Pernambuco. E isso não se faz com passe de mágica, mas com muito trabalho, e desde o primeiro momento estamos garantimos recursos para essa finalidade. Estamos indo a Brasília, fazendo operações de crédito e derrubando o que era gasto ruim para colocar em investimento bom. Tudo isso para conseguirmos entregar mais água não só para Caruaru, mas para o Estado inteiro”, disse a governadora Raquel Lyra.

A ETA Bela Vista foi implantada junto ao reservatório EQ3 e terá capacidade de tratar 200 litros de água por segundo. De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, com a conclusão definitiva da obra será possível eliminar o rodízio em bairros como Cidade Alta, Adalgisa Nunes, Wirton Lira, Morada Verde e Bela Vista, que hoje enfrentam o regime de seis dias com água e seis dias sem.

“Caruaru dependia basicamente das barragens de Jucazinho e do Prata. O problema é que Jucazinho secou. O pouco de água disponível está sendo direcionado para outras cidades. Agora, pretendemos inverter esse fluxo, levando água do São Francisco e, por meio da limpeza das tubulações, direcionar a água que antes abastecia Caruaru para os demais municípios, melhorando assim o fornecimento em toda a região”, afirmou.

O novo equipamento também poderá auxiliar cidades atendidas pelo Tramo Norte de Jucazinho, como Casinhas, Frei Miguelinho, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes, beneficiando cerca de 200 mil pessoas. Além da unidade principal, a ETA contará com uma Estação de Tratamento de Efluentes, responsável pelo tratamento dos resíduos gerados.

Segundo o diretor presidente da Compesa, Alex Campos, o reforço chega em um momento em que a companhia já vem ampliando a oferta de água em Caruaru. Com a entrada em operação da ETA Bela Vista e a conclusão dos novos trechos da Adutora do Agreste, a região passará a receber 1.200 litros por segundo da Transposição do Rio São Francisco.

“Inicialmente, essa obra tinha o objetivo de atender Caruaru. Mas os desafios climáticos e hídricos da região exigiram que ela fosse muito além. Vivemos momentos difíceis, e é por isso que não podemos depender apenas das chuvas. A etapa de Bela Vista tem um papel fundamental nesse sentido: garantir segurança hídrica mesmo em cenários de escassez. Caruaru não precisa mais depender do Sistema de Jucazinho para sobreviver”, frisou.

Representando o município, o secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, falou do significado da entrega. “Sabemos da importância que essa entrega tem para a nossa região, pois a questão da água passou muitos anos paralisada por aqui. O Governo de Pernambuco vem realizando ações históricas no Estado”, declarou.

Presente na inauguração, o deputado estadual Wanderson Florêncio reforçou os investimentos que vêm sendo feitos na gestão da distribuição de água. “O compromisso do Governo de Pernambuco é levar água para todos, e é isso que ele está fazendo e fará ainda mais. Nós vamos universalizar o acesso à água”, apontou.

Também estavam presentes no evento o deputado estadual Joaquim Lira e os secretários estaduais Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além de outras autoridades locais.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Publicidade
Publicidade