Primeiro dia da 56ª Festa das Marocas celebra tradição e cultura de Belo Jardim  

Publicidade

A 56ª Festa das Marocas, realizada pela Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, começou nesta sexta-feira (4). Considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, a festa encerra o ciclo junino no estado. Este ano, o evento conta com cinco polos: Principal, Cultural, Tradicional, Alternativo e Maroquinhas.

Seguindo a tradição, a festa teve início com o Café da Manhã das Marocas. Com concentração no Complexo Cultural da Estação Ferroviária, o povo se reuniu às 5h da manhã e seguiu em cortejo pelas principais ruas do centro até a prefeitura, onde o café foi servido. A animação ficou por conta da Banda Contemporânea de Pífanos, dos Bacamarteiros de Santa Luzia e do Grupo Idoso Ativo, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante o café, foram distribuídos mais de dois mil kits com comidas típicas de milho.

Ao longo do dia, a programação se estendeu pelos demais polos, com apresentações teatrais, homenagens, rodas de ciranda, shows de rock, forró, vaquejada e muito mais. No Polo Principal, quem comandou o palco foi o conterrâneo Jadson Matuto, seguido pela banda Arreio de Ouro. Encerrando a noite em grande estilo, o cantor Dilsinho fez sua estreia em Belo Jardim e levantou o público ao som de grandes hits como “Péssimo Negócio” e “Refém”.

“O povo de Belo Jardim espera o ano inteiro para viver a tradição da Festa das Marocas, e nós encerramos esse primeiro dia com o sentimento de dever cumprido. Parabenizo o secretário de Cultura, Filipe Vieira, e sua equipe pela organização da festa. Vamos fazer história mais uma vez”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

 

Confira a programação em todos os polos deste sábado (5):

 

*Polo Principal*

20h – Maciel Melo

22h – Banda Styllus

00h – Priscila Senna

 

*Polo Maroquinhas*

15h – Apresentações teatrais “Escola de Artes Integradas”

16h30 – Apresentação teatral “Histórias da Terra” (Sesc Ler Belo Jardim)

17h30 – Apresentação “Núcleo de Pesquisa em Dança”

18h – Espetáculo “De lá do mar pra cá” – Teatro para as infâncias (Sesc Ler Belo Jardim)

19h – Apresentação musical “Grupo Percussivo da Escola de Artes Integradas”

 

Polo Cultural

14h – Ciranda

16h – Mostra de Quadrilhas

19h – Quadrilhas

 

Polo Alternativo

21h – Ramon Angel

23h – Maéve

Foto: Divulgação/Ascom/BJ

Publicidade