O Festival de Cinema de Caruaru está com inscrições abertas para oficinas gratuitas. As formações acontecerão durante o mês de agosto na ETE Nelson Barbalho e fazem parte do cronograma oficial do evento, que visa, além de promover exibições gratuitas de cinema independente, fortalecer a cena cultural local, com atividades educativas abertas ao público.
A primeira oficina será de ‘Construções Textuais de Júri e Crítica Cinematográfica’, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto, das 14h às 18h. Ministradas pelo cineasta Edvaldo Santos, as aulas visam explorar técnicas de escrita e o estudo da linguagem cinematográfica, além de aspectos históricos do cinema e da crítica especializada, combinando exibições de filmes, exposições teóricas e debates. Ao final das atividades, os alunos irão compor o Júri Jovem do festival, responsável por contribuir com a premiação do evento.
A segunda formação é de ‘Introdução à Pesquisa e Produção de Locação’, ministrada pela produtora cultural e audiovisual Keila Sena, entre os dias 21 e 23 de agosto, das 14h às 17h. As aulas visam apresentar as diversas produções audiovisuais e diferentes necessidades de locação, além de estratégias sobre pesquisa, negociação com responsáveis e outros procedimentos relacionados à prática, a partir de relatos de experiência, apresentação de fotografias e trechos de filmes e exercícios.
As inscrições seguem até a sexta-feira (25), por meio do formulário digital disponível no site: https://festivaldecaruaru.com.br/. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail renata.fvsilva@professor.educacao.pe.gov.br.
Serviço:
_Oficinas do Festival de Cinema de Caruaru_
* *Oficina de Construções Textuais de Júri e Crítica Cinematográfica*
*Ministrante:* Edvaldo Santos
*Datas:* 6 a 8 de agosto
*Horário:* 14h às 18h
*Local:* Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho
*Público-alvo:* População em geral com idade entre 18 e 28 anos.
* *Introdução à Pesquisa e Produção de Locação*
*Ministrante:* Keila Sena
*Datas:* 21 a 23 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho
Público-alvo: Estudantes e produtores das áreas do audiovisual, pessoas interessadas em fazer pesquisa e produção de locação.
Foto: Ythalla Maraysa