Cineasta Dea Ferraz traz lançamento de seu novo livro para Caruaru e Garanhuns  

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com mais de duas décadas de trajetória, a cineasta Dea Ferraz vem construindo um trabalho que concilia produção artística, experimentação e pesquisa no cinema pernambucano. Dessa vez, dando continuidade a esses caminhos com o lançamento do livro Agora, publicado pela editora Vacatussa, a realizadora destrincha os processos de investigação e criação de seu filme de mesmo nome, lançado em 2020 que, por sua vez, também se desdobrou em sua tese de mestrado. O livro ganha uma sessões especiais no Agreste do estado, passando por Garanhuns na próxima quinta-feira (14) e Caruaru na sexta-feira (15).

No longa-metragem, premiado no Olhar de Cinema de Curitiba de 2020, Dea faz uma investigação sobre corpo, imagem, arte e performance. Criando uma caixa escura onde artistas improvisam a partir de uma provocação da realizadora: “me diga, com o seu corpo, como você está se sentindo, pisando nesse chão que é aqui, que é agora, mas que é também o chão de um país, que carrega uma história coletiva”. Adotando um dispositivo singular, que está composto por várias camadas, os processos e conceitos dessa construção nutriram sua dissertação de mestrado, que se desdobra no livro Agora. O projeto parte de angústias sobre o esvaziamento da imagem a partir de sua hiper-exposição, evidenciado pela cineasta ainda mais após as eleições de 2018.

“Acho que em 2018, nas eleições presidenciais, foi onde senti no corpo essa violência da hiper-exposição às imagens. Pela quantidade de vídeos e imagens que nos invadiam cotidianamente, sendo a maioria fake news, entrei em crise com a ideia de produzir imagens e começo a me perguntar: o que as imagens estão fazendo conosco? Qual a potência das imagens? Como resgatar o poder das imagens em despertar nossos corpos, nosso estar-no-mundo, ao invés do anestesiamento que andam a nos causar? Como resgatar sua potência poética? É daí que nasce o Agora e, por consequência, o livro, onde tento dar conta dessas questões, abrindo mais perguntas do que respostas. Abrindo caminhos de sentir”, explica a diretora Dea Ferraz.

O lançamento do livro contará com exibições do filme e uma conversa com a realizadora Dea Ferraz. A circulação começou pelo Recife, com lançamentos no Cinema da UFPE e Cinema São Luiz. No dia 14 de agosto, a circulação chegará em Garanhuns, no Cine Jardim, encerrando a itinerância em Caruaru, no dia 15 do mesmo mês, na Cultural Livraria & Cafeteria.

O livro conta com edição e projeto gráfico de Thiago Côrrea de Melo e apresentação de Cristina Teixeira. A arte da capa é da artista visual Clara Moreira. O projeto conta com produção de Pollyanna Melo e incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio do Funcultura Audiovisual.

 

SERVIÇO:

 

Lançamento do livro Agora, de Dea Ferraz

 

RECIFE: Cinema São Luiz (9/8), às 16h.

 

GARANHUNS: Cine Jardim (14/8, quinta-feira), às 19h.

 

CARUARU: Cultural Livraria & Cafeteria (15/8, sexta-feira), às 18h30.

 

Entrada Gratuita.

 

Valor do livro: R$ 30,00.

Publicidade
Publicidade