A deputada Rosa Amorim (PT) iniciou sua agenda na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) e a Cúpula dos Povos nesta quarta-feira (12). Os eventos acontecem em Belém, no Pará, com o objetivo de debater soluções coletivas para o avanço da crise climática.
A parlamentar compôs a mesa do Encontro Intergeracional de Alto Nível pela Ação Climática Global, com a presença de Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, e da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL). O espaço aconteceu na Blue Zone da COP30 – um espaço gerido exclusivamente pela ONU (Organização das Nações Unidas) para público credenciado para debater o desafio das diferentes gerações com relação às mudanças climáticas.
“Foi uma honra ter participado de um espaço junto com a nossa ministra Marina Silva, que é uma inspiração para mim, e garantir a contribuição de Pernambuco no debate sobre a ação climática global. Através da Comissão de Meio Ambiente, temos feito muitos debates em torno do tema da transição ecológica e aqui podemos tanto compartilhar os nossos acúmulos no legislativo estadual, quanto aprender com a experiências dos outros estados”, destacou a parlamentar.
Ao longo do ano, Rosa esteve em diversas agendas de preparação da COP 30, a exemplo do Encontro Pré-COP das Juventudes, que aconteceu em Brasília; a Plenária das Juventudes nos Biomas, e Caatinga Climate Week, em Caruaru; e, por fim o Ciclo COParente, em Recife, que contou com a participação da Ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara. Os eventos de preparação foram o momento de elaboração de propostas que estão sendo debatidas na COP.
Também nesta quarta (12), Rosa compôs a mesa do Encontro Temático: “Cidades que Cuidam – Mulheres Parlamentares pela Adaptação Climática Urbana” ao lado das deputadas federais Carol Dartora (PT-PR), Jack Rocha (PT-ES), Socorro Neri (PP-AC). A mesa é uma iniciativa da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados junto com a Plataforma Cipó para debater o protagonismo feminino na construção de soluções concretas para a adaptação climática, com foco na equidade de gênero e na proteção das populações mais vulneráveis.
Rosa também participou da abertura da Cúpula dos Povos, uma barqueata na Baía de Guajará com 200 embarcações que transportaram mais de 5 mil pessoas. O evento reúne indígenas, quilombolas, mulheres, camponeses, juventudes e trabalhadores de 62 países para debater a agroecologia e a reforma agrária como saída para a crise climática.
“Não pode existir uma solução para a crise climática sem participação popular e a Cúpula vem para mostrar isso. É importante o compromisso dos governos, mas ainda mais a participação da população nas decisões que orientam a preservação do meio ambiente, porque aí estamos garantindo o nosso direito ao nosso futuro enquanto sociedade”, afirma a deputada.
Rosa viajou como representante da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde preside a Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. A parlamentar estará em Belém, no Pará, até o dia 16 de novembro (sábado) para participar da programação da COP30 e da Cúpula dos Povos.







