Cumprindo agendas em Belém do Pará, a deputada Rosa Amorim se dedicou às agendas da Cúpulas dos Povos, que tem programação simultânea à COP30. A parlamentar levou para o debate sua experiência como presidenta da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a qual representa no evento.
Rosa participou do debate “Transição Energética e Reforma Agrária Popular: Caminhos para Soberania e Justiça Socioambiental” e deu destaque aos crimes socioambientais em Pernambuco, causados pela instalação de complexos eólicos no Agreste, Sertão e Zona da Mata do Estado e suas linhas de transmissão para que a eletricidade produzida chegue aos centros de consumo. No estado, Rosa participa do Grupo de Trabalho interinstitucional para subsidiar a criação de uma norma de licenciamento ambiental que assegure que a transição energética ocorra de forma ágil, responsável e justa.
“Exigimos transição energética, mas ela precisa ser popular, soberana e nacionalizada. São os causadores do problema que estão negociando o clima e propondo as falsas soluções verdes, comercializando a natureza, negociando os territórios nas Bolsas Verdes como estoque de carbono pelas transnacionais. E quem menos contribui para os efeitos da crise ambiental são os que mais sofrem com seus efeitos. Não há transição energética justa com violação de direitos humanos, racismo ambiental, desmatamento e expulsão das comunidades do campo e das águas”, destaca Rosa.
A Cúpula dos Povos reúne na Universidade Federal do Pará milhares de pessoas com o objetivo de trazer perspectivas sociais e ambientais em encontros paralelos à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).O objetivo do evento é fortalecer a construção popular e convergir pautas de unidade das agendas: socioambiental, antipatriarcal, anticapitalista, anticolonialista, antirracista e de direitos, respeitando suas diversidades e especificidades.
A parlamentar também participou do Encontro do Grupo de Trabalho do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista, coordenado pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) e que reúne parlamentares do Congresso Nacional que dialogam com parlamentares estaduais, organizações não-governamentais e movimentos populares sobre as mudanças climáticas.
Rosa estará participando de agendas oficiais da COP30 e da Cúpula dos Povos até domingo (16). A viagem tem o objetivo de fazer articulações para a Comissão de Meio Ambiente da Alepe e garantir a troca de experiências.







