Rosa Amorim participa da Marcha das Mulheres Negras, em Brasília

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nesta terça-feira (25), a deputada estadual Rosa Amorim está em Brasília para participar da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver na Esplanada dos Ministérios. O evento tem a sua 2ª edição hoje, depois de 10 anos da primeira, com o objetivo de reunir um milhão de pessoas em marcha por vida digna, direitos básicos, combate à violência e reparação.

“As mulheres negras sempre estiveram na linha de frente da luta: das revoltas históricas à defesa dos direitos do nosso povo, que seguem sendo ameaçados. Estamos nas ruas para reforçar que somos maioria da população brasileira, mas ainda não alcançamos a equidade racial pela qual o nosso povo luta há séculos”, destacou a deputada.

Rosa começou o dia na Sessão Solene no Congresso Nacional em homenagem à marcha, que contou com a presença de referências na luta por igualdade racial como Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), Em seguida, foi para a Esplanada dos Ministérios marchar junto às mulheres negras de todo o Brasil. Lá, Rosa encontrou com a também deputada estadual Dani Portela (PSOL) e a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL).

*Atuação na luta antirracista*

Na luta antirracista, Rosa se destaca com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2023. Ela é co-autora também do PL de Cotas, que cria uma reserva de vagas de 30% para negros e negras, indígenas e quilombolas em todos os concursos públicos do estado.

Ela também tem uma atuação em defesa da liberdade religiosa no estado de Pernambuco. É co-autora da Política Estadual de Atendimento nas Delegacias para o Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa, com protocolos de acolhimento, registro qualificado e monitoramento público e o Projeto de Lei que reconhece a validade civil do casamento religioso celebrado nos ritos da Umbanda, do Candomblé e da Jurema. Ambos os projetos tramitam nas comissões da Alepe.

Publicidade
Publicidade