SPC Brasil disponibiliza meios digitais de consultas online para consumidores

Publicidade

O SPC Brasil possibilita a consulta do CPF online e de graça. Assim, o consumidor tem a possibilidade de descobrir se há restrições em seu nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problemas na situação cadastral. Quem explica é o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista. Ele acrescenta que, além de descobrir se consta algum registro de inadimplência (CPF negativado) no seu documento, é possível saber qual empresa inscreveu o débito, data de origem da pendência, conhecer propostas de negociações, regularizar a situação e ter a oportunidade de voltar a ser um consumidor que paga em dia.

A consulta e demais processos podem ser feitos de forma simples, acessível e rápida, via site https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/ ou pelo aplicativo SPC Consumidor, que pode ser baixado pela App Store (para sistema iOS) ou Google Play Store (para Android). “Para realizar a negociação de dívidas no SPC Brasil, basta fazer um breve cadastro no campo ‘negociar dívida on-line’, informar o número do CPF ou CNPJ e clicar em ‘quero negociar’. Para a finalização do cadastro, um código e/ou link é enviado por e-mail”, detalha Rossini.

No mesmo canal web, está disponível o mapa de crescimento do score do consumidor, que pode passar a ser acompanhado após a quitação do débito. Bancos, imobiliárias, lojas de departamentos, instituições educacionais e outras empresas utilizam o SPC Score antes de conceder crédito aos consumidores.

Como o CPF é um documento que concede ao brasileiro a permissão para a obtenção de crédito financeiro, uma vez negativado, há dificuldades para se conseguir empréstimo, financiar imóveis ou fazer um crediário. Por isso a importância de regularizar a situação, como destaca o presidente da CDL Caruaru. “Lembrando que a empresa credora deve solicitar a exclusão dos dados da dívida paga do cadastro de inadimplentes do SPC Brasil e essa pode sair do CPF, até então negativado, em até 5 dias úteis após o pagamento. É importante esclarecer que, caso a empresa tenha parceria com o SPC Brasil, a negociação vai estar disponível na plataforma. Caso contrário, é preciso que o cliente entre em contato de forma direta com os credores”.

Benefícios da Negociação — Ao negociar a dívida via SPC Brasil é possível ter acesso a uma série de benefícios, como melhores condições para quitação do que se deve, acesso a créditos com juros mais baixos e reorganização das finanças. “A partir do cadastro positivo — que nada mais é que o histórico financeiro do bom pagador — é possível solicitar crédito e aumentar as chances da obtenção de ofertas diferenciadas”, complementa Rossini.

Inadimplência no Brasil — O levantamento mais recente do Serasa — de junho de 2023 — aponta que há 71,45 milhões de pessoas em situação de inadimplência, no Brasil: uma queda de 450 mil novos inadimplentes, em relação ao mês anterior. A maioria dos consumidores com restrição no nome têm entre 41 e 60 anos e 26 e 40 anos — 34,8% e 34,7% do total, cada parcela. Os acima dos 60 anos de idade representam 18,1%. Ainda de acordo com o Serasa, o total de descontos concedidos na plataforma chegou a R$ 6,23 bilhões, com valor médio de cada acordo em torno de R$ 873,60. Há mais de 452 milhões de ofertas (R$ 637 bilhões) disponíveis para negociação.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Foto: Divulgação/ CDL Caruaru

 

 

Publicidade