O cantor Alceu Valença e a banda BaianaSystem aceitaram um desafio inédito em suas consagradas carreiras artísticas. Os ídolos de diferentes gerações se uniram para compor uma música com a finalidade de alertar a população para os riscos de intervir ou se aproximar indevidamente da rede elétrica. A parceria foi proposta pela Neoenergia e a composição para o Carnaval 2026 será apresentada nesta quarta-feira (21), na Casa Estação da Luz, no Sítio Histórico de Olinda. Na ocasião, a distribuidora de energia também apresenta as ações de manutenção preventiva realizadas nos principais focos de folia em todo o Estado de Pernambuco.
A campanha de segurança integra a estratégia de prevenção da Neoenergia para o período carnavalesco, quando há maior concentração de pessoas nas ruas, uso de estruturas temporárias e aumento no risco de acidentes. Dados da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) mostram que, entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 478 acidentes com a rede elétrica em todo o Brasil, com 176 mortes. Em Pernambuco, no mesmo período, foram cerca de 30 ocorrências, com nove mortes. Em todo o ano de 2024, o país contabilizou 627 acidentes, dos quais 258 resultaram em mortes. A maioria dos casos ocorreu por contatos acidentais que poderiam ser evitados com informação e cuidados básicos.
Para ampliar o alcance da mensagem em meio à festa, a Neoenergia aposta novamente na força da música popular. A composição une o frevo rasgado de Alceu Valença à sonoridade do BaianaSystem, conectando tradições culturais e diferentes gerações. “O carnaval celebra toda a alegria e criatividade do povo brasileiro. Em Pernambuco, o frevo é o maior símbolo dessa energia. O pernambucano possui uma identidade muito forte e é sempre ligado a ela. Para mim, é uma honra representar essa cultura e ajudá-la a se expandir pelo mundo”, afirmou Alceu Valença.
A letra da música apresenta de forma didática os principais cuidados que a população deve adotar para evitar acidentes com a rede de distribuição de energia. Embora a faixa seja lançada para o Carnaval, as orientações são válidas para todas as épocas do ano.
“O Carnaval é uma festa que une brasileiros em todas as regiões do país, e esse sentimento é especialmente forte em Pernambuco, onde tantas tradições se encontram nos dias de folia. Com essa iniciativa, queremos ressaltar a preocupação da Neoenergia com o bem-estar da população, como uma aliada para que todos possam se divertir em segurança. Por isso, é essencial esse trabalho de conscientização, ainda mais com dois nomes tão importantes da nossa música”, afirma o diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
A campanha será veiculada em rádios, plataformas digitais e veículos de imprensa nos estados onde a Neoenergia atua, com foco especial em Pernambuco e na Bahia, com a Neoenergia Coelba. A veiculação nos dois maiores carnavais do Brasil amplia o alcance da iniciativa e reforça a união de dois polos históricos em torno de uma mensagem de prevenção.
*Casos registrados no Brasil*
Os acidentes envolvendo a rede elétrica no pré-Carnaval ou durante a festa já deixaram registros em diversas edições. Em 2025, na véspera do Carnaval em Salvador, serpentinas metálicas causaram queda no fornecimento de energia nas imediações do circuito Barra-Ondina.
No ano anterior, um homem de 65 anos morreu eletrocutado no pré-Carnaval de Goiânia (GO) ao levantar um cabo de energia elétrica para permitir a passagem de um trio elétrico.
Em outro caso emblemático, ocorrido em 2011, uma serpentina metalizada atingiu a rede elétrica em Bandeira do Sul (MG), deixando 16 pessoas feridas e outras 55 mortas.
*Proibição de comercialização em Pernambuco*
Desde dezembro de 2024, a Lei Estadual nº 18.753/2024 proíbe a comercialização e distribuição de serpentinas metálicas em todo o Estado de Pernambuco. A medida preventiva tem a finalidade de evitar acidentes com a rede elétrica, como curtos-circuitos e incêndios, que já causaram mortes e feridos em ocorrências registradas anteriormente no território nacional. A legislação vigente prevê que, quem descumprir a determinação, poderá ser multado em até R$ 10 mil.









