Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru realiza abertura da Semana de Enfrentamento à Violência contra Mulher

Publicidade

O auditório da Seduc, no bairro Petrópolis, foi palco, na manhã desta segunda-feira (18), da abertura da Semana de Enfrentamento à Violência contra Mulher, que tem como principal objetivo reforçar a luta dos direitos das mulheres, buscando a equidade de gênero. A Semana é mais uma iniciativa conjunta entre as secretarias municipais de Educação e Esportes e de Políticas para Mulheres, integrada ainda a instituições.

Durante a abertura, estudantes da rede municipal de ensino tiveram oportunidade de acompanhar apresentações culturais com temáticas voltadas para os direitos das mulheres, além de palestra sobre o projeto Maria da Penha vai às Escolas e à campanha de sensibilização relativo ao enfrentamento à violência contra às mulheres. A programação também contou com as participações do prefeito Rodrigo Pinheiro, das secretárias municipais Aline Tiburcio (Seduc) e Luana Marabuco (SPM), bem como dos promotores Isabela Carneiro Leão, Oscar Nóbrega e Sara Lemos, da delegada da Mulher, Sara Gouveia e da defensora Cláudia Xenofonte.

“A atenção para o combate à violência contra as mulheres tem sido redobrada no nosso governo e esta Semana é mais uma ação conjunta entre as nossas secretarias com o objetivo de levar informações importantes a cerca do tema para todos, incluindo, os estudantes da rede municipal de ensino. É justamente, assim, ou seja, de forma integrada e já sendo discutida no ambiente escolar que poderemos conter e até mesmo extinguir essa prática na sociedade”, comentou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Conforme destacou a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tiburcio, a Semana de Enfrentamento à Violência contra Mulher é uma culminância das ações que são desenvolvidas sobre o tema, ao longo do ano, nas salas de aulas do município. “Temos fortalecido as estudantes trazendo informações e esclarecimentos sobre a violência para que se sintam preparadas no enfrentamento dela, caso seja necessário em algum momento de suas vidas. Através dessa parceria com a SPM, palestras em relação ao tema têm sido realizadas, bem como temos expandido o Maria da Penha vai às Escolas”.

“A escola tem um papel preponderante na formação de vida de todo cidadão e na medida em que trabalhamos a violência contra as mulheres desde cedo, temos a convicção de que o machismo será enfrentado de forma mais direta e eficiente”, argumentou a promotora e coordenadora de Apoio Operacional de Defesa da Educação, Isabela Carneiro Leão. “Precisamos falar sobre a violência contra as mulheres não só para elas, mas também para os homens, meninos e meninas para que todos conheçam essa rede de enfrentamento com os seus atores e iniciativas”, destacou a secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco.

Ainda na Semana ocorrerá a reunião da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero, nesta quarta-feira (20), às 14h, na sede da SPM, e a inauguração do Banco Vermelho – instalação urbana de enfrentamento ao feminicídio -, nesta sexta-feira (22), a partir das 17h, na Estação Ferroviária, centro de Caruaru.

Publicidade