Advogado agride jornalista negro em delegacia de Caruaru em tentativa de censurar imprensa

Publicidade

Na noite desta quarta-feira (12), o jornalista Thiago Heimer, do portal Linha Direta da Notícia, foi agredido fisicamente por um advogado no estacionamento da 14ª Delegacia Seccional de Polícia em Caruaru. O incidente ocorreu durante a chegada de um suspeito de tráfico de drogas, cliente do advogado, à delegacia.

Enquanto a imprensa registrava a entrada do acusado, o advogado, em aparente descontrole, empurrou Thiago Heimer e proferiu agressões verbais contra o mesmo e outros profissionais da imprensa presentes. Mesmo com a presença de vários policiais militares no local, o advogado tentou intimidar e censurar o trabalho jornalístico, avançando sobre o jornalista.

Este não é o primeiro episódio controverso envolvendo o referido advogado. Em junho de 2023, ele foi preso sob suspeita de racismo após, supostamente, chamar uma mulher negra de “macaca” durante um show no Pátio do Forró em Caruaru.

Os profissionais da imprensa de Pernambuco manifestaram repúdio à agressão sofrida por Thiago Heimer, que é negro, e cobraram uma posição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a conduta do profissional envolvido. Até o momento, a OAB não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

A liberdade de imprensa é um pilar fundamental da democracia, e qualquer tentativa de cerceamento deve ser veementemente condenada. Espera-se que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis para assegurar a integridade dos profissionais de comunicação e coibir ações que atentem contra o exercício livre da profissão.

Publicidade