Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação especial no Agreste

Publicidade

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realiza, de 6 a 29 de maio, o Mês da Enfermagem 2025. O que antes era celebrado em uma semana, agora se estende por mais dias, alcançando 12 municípios em diferentes regiões do estado. Pela primeira vez na história, a cerimônia que marca a abertura oficial da programação será realizada em uma cidade do agreste pernambucano. No dia 12 de maio, Dia Mundial da Enfermagem e do Profissional de Enfermagem, o município de Caruaru recebe a solenidade, juntamente com a entrega do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento.

Em sua 5ª edição, a premiação tem como objetivo reconhecer, valorizar e homenagear as iniciativas de destaque desenvolvidas por profissionais de enfermagem em todo o estado de Pernambuco. A premiação celebra o comprometimento, a inovação e a dedicação desses profissionais que contribuem significativamente para a qualidade da assistência em saúde. A solenidade promete reunir representantes da categoria, autoridades e convidados em uma noite de celebração e reconhecimento ao protagonismo da enfermagem pernambucana.

Com uma programação variada, o Mês da Enfermagem do Coren-PE promete movimentar Pernambuco com atividades acadêmicas como oficinas, palestras e cursos voltados para estudantes e profissionais da enfermagem. No Agreste, além de Caruaru, as ações serão realizadas em Garanhuns e Limoeiro. Com o tema central “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, as atividades são compostas por uma programação formada por palestras, rodas de conversa, vivências em grupo, atividades lúdicas, culturais e esportivas a todas as regiões do estado, reforçando um dos compromissos centrais da atual gestão do Coren-PE: a descentralização das ações e o acesso igualitário à educação continuada em enfermagem.

Além da abertura, a cidade de Caruaru será palco de uma programação especial voltada para o desenvolvimento acadêmico e profissional de estudantes e trabalhadores da área de enfermagem. No dia 13 de maio, será realizada uma atividade com foco em temas relevantes e atuais, como “Ética e Saúde Mental da Enfermagem em Tempos de Infodemia”, abordando os desafios enfrentados pela categoria diante da sobrecarga de informações e do cenário de desinformação, com reflexões sobre responsabilidade profissional e bem-estar emocional.

Já no dia 25 de maio, o município sedia a 1ª Minimaratona do Agreste, promovida pelo Coren-PE. Mais do que uma competição esportiva, a prova será um momento de integração, celebração e incentivo à qualidade de vida dos profissionais de enfermagem. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os vínculos entre os participantes, estimular a prática de atividades físicas e destacar a importância do autocuidado na rotina de quem cuida. A expectativa é reunir cerca de 300 atletas, entre profissionais da enfermagem e corredores amadores da região.

Garanhuns também integrará a programação do Mês da Enfermagem 2025 com a realização de uma jornada científica no dia 14 de maio. O evento será dedicado à reflexão e ao debate de temas essenciais para o exercício profissional, com foco em Ética, Saúde Mental e Bem-Estar dos profissionais de Enfermagem. A proposta é promover um espaço de troca de experiências, atualização de conhecimentos e fortalecimento emocional da categoria, contribuindo para uma prática mais humanizada, consciente e saudável.

Já no município de Limoeiro, a programação está marcada para o dia 27 de maio e contará com uma série de atividades interativas, como palestras, dinâmicas em grupo e rodas de conversa. A iniciativa tem como objetivo estimular a escuta ativa, o compartilhamento de vivências e o acolhimento entre os profissionais e estudantes da área. As discussões irão girar em torno dos desafios da profissão, estratégias de cuidado com a saúde mental e valorização do trabalho da enfermagem no cotidiano da saúde pública. As inscrições de todas as atividades listadas estão disponíveis no site do Coren-PE (www.coren-pe.gov.br).

“Essa será uma edição gigante, do tamanho da Enfermagem Pernambucana. Um mês inteiro de muitas entregas e celebrações importantes. Premiações, atividades científicas, mini maratonas e entregas de duas subseções, vão compor o cronograma de atividades. Uma proposta ousada, descentralizada e inclusiva com vistas a chegar cada vez mais perto dos profissionais e estudantes. Uma verdadeira revolução no mês da mais nobre das profissões”, adianta o coordenador da programação, Dr. Gidelson Gabriel Gomes.

*Programação Científica* – Um dos pontos altos do Mês da Enfermagem do Coren-PE é a realização dos cursos de capacitação, oficinas e palestras, que este ano ocorrem entre os dias 06 a 29 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 4.000 vagas para atividades que serão realizados no Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Limoeiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Goiana, Palmares e Vitória de Santo Antão, contemplando assim todas as regiões do estado.

*Minimaratonas* – Além da 1ª Minimaratona do Coren-PE no Agreste, o circuito de provas do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco conta ainda com a 3ª Minenf do Recife, no dia 11 de maio, e a 2ª edição da Minenf do Sertão, em Petrolina, no dia 18. As atividades têm por objetivo incentivar a prática esportiva e a melhoria na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem. As inscrições estão disponíveis por meio do site do Conselho.

Foto: Everson Teixeira

Publicidade