Governadora em exercício Priscila Krause visita escola de referência no Recife, reforça compromisso com a climatização de 100% da rede e garante novo Pix Tênis para janeiro de 2026

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A governadora em exercício Priscila Krause visitou, nesta sexta-feira (17), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Távora, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. Na ocasião, a gestora passou por salas de aula e conversou com estudantes, professores e gestores, sempre reforçando o compromisso da gestão com a requalificação estrutural de toda a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que diz respeito à climatização dos espaços de estudo. Durante o encontro, Priscila também garantiu que o próximo repasse de R$ 150 para que alunos da rede estadual adquiram um par de tênis, o Pix Tênis, será realizado no mês de janeiro de 2026.

“Quando chegamos ao governo nós tínhamos cerca de 200 escolas, das nossas mais de mil unidades, totalmente climatizadas. Hoje, mais da metade da rede já recebeu equipamentos e o nosso compromisso é entregar 100% da rede climatizada até o dia 31 de dezembro de 2025. Nós sabemos que não são todos os estudantes que estão em salas confortáveis, mas vamos garantir que todos tenham condições dignas para aprender. No ano que vem, em janeiro, como a governadora Raquel Lyra já garantiu, outro Pix Tênis estará na conta de vocês. E assim vamos transformando a educação de Pernambuco”, declarou Priscila Krause.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (SEE), até o momento mais de 6 mil aparelhos de ar-condicionado já foram instalados nas escolas da rede. Das 1081 unidades escolares que o Estado administra, 560 estão totalmente climatizadas e 317 estão parcialmente equipadas. O compromisso da gestão, afirmou Priscila, é a climatização de 100% das escolas até o final de dezembro deste ano, com garantia também das subestações de energia, necessárias para que as unidades possam comportar todos os equipamentos sem falhas elétricas.

A gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife-Sul, Viviane da Silva Gomes, destacou que, além das melhorias estruturais, o ambiente escolar tem se transformado por completo desde janeiro de 2023. “As governadoras Raquel e Priscila têm fortalecido o aprendizado em diversos aspectos. Os estudantes receberam kits escolares e o Pix Tênis. Eles podem dialogar e vivenciar coisas novas e diferentes, sabendo que há uma equipe na escola que trabalha em conjunto para que alcancem um objetivo maior”, ressaltou.

Já a gestora da EREM Joaquim Távora, Solange Moraes, pontuou que o governo tem se empenhado em garantir o pleno funcionamento de todas as atividades escolares. “A nossa escola toda é climatizada, todas as 12 salas de aula, além dos laboratórios de informática, matemática, biologia, química e núcleo de línguas, que oferece inglês, espanhol e francês para toda a comunidade. A nossa infraestrutura é muito boa, e a valorização aos profissionais da rede tem sido fundamental, a exemplo do Bônus de Desempenho em Educação, que recebemos nesta semana”, destacou.

A EREM Joaquim Távora, que nesta sexta estava promovendo jogos internos, funciona em regime integral e conta com 390 estudantes do Ensino Médio e 300 no núcleo de línguas, que é aberto ao público geral. Vitor Gabriel, de 16 anos, é um desses alunos, e falou um pouco sobre o seu processo de aprendizagem. “Estudar aqui me desenvolve muito como estudante e pessoa. Antes, eu era mais isolado e a escola abriu portas para que eu fosse fazendo os trabalhos e projetos. As salas são boas. Temos uma estrutura boa para estudar. Os professores têm uma dinâmica legal, que faz com que as pessoas aprendam. Então, tem um acolhimento, uma união entre a gestão e os estudantes”, contou.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Publicidade
Publicidade